Campus Guajará-Mirim realiza 2º EduSaúde

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 13h05 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 16h27 | Acessos: 2769

EduSaúde 8

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou a segunda edição do EduSaúde. O programa de atenção à saúde e apoio biopsicossocial é um projeto de extensão coordenado pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAED), e ocorreu na sexta-feira, dia 04. Entre as ações estão consultas médicas, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, testes glicêmicos, testes sorológicos, vacinação contra tétano, hepatites, febre amarela e gripe. Além da comunidade escolar, participou também o público da Associação dos Idosos de Guajará-Mirim.

Segundo o professor de Enfermagem, Phellype Kayyaã da Luz, o EduSaúde “é um evento de caráter institucional transdisciplinar, que tem por objetivo promover a saúde da unidade acadêmica de professores, discentes e técnicos administrativos”.  Previsto no calendário acadêmico do campus, a ação acontece anualmente utilizando ferramentas como a educação em saúde. “O evento empodera seu público-alvo por meio de oficinas de música e artes visuais, palestras, rodas de conversa e debates sobre problemas de saúde pública e outros temas de pertinência contemporânea como, por exemplo, dependência química, bullying, saúde do idoso, sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros. Considerando que houve relevante adesão aos serviços oferecidos pelo evento”.

Para a Psicóloga do Campus Guajará-Mirim, Elainy Loiola, “é imprescindível a escola integrar e articular a educação e a saúde para o desenvolvimento biopsicossocial dos seres humanos que compõem a comunidade escolar, formando-os de forma integral e proporcionando um espaço para promover saúde e prevenir doenças e agravos. Além de ser uma forma de garantir a todos o acesso a saúde básica, buscando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos indivíduos”.

Entre as avaliações dos participantes, está a de que foi uma “oportunidade de tirar as dúvidas em muitos assuntos, além de consultas gratuitas”, ou a de que “são raros eventos como esses aqui no município e, por conta disso, grande parte da população fica sem acesso às informações”. Já em outra resposta do formulário avaliativo: “Eu indico o EduSaúde para as pessoas, pois serve para ampliar o conhecimento na área de saúde e para que cada pessoa possa seguir esse conhecimento adquirido e manter sua saúde física e mental”.

Ainda foram ministradas duas palestras. Uma sobre adolescência e sexualidade com a psicóloga da Unidade de Saúde parceira, e outra sobre uso e abuso de álcool e outras drogas com o professor Phellype. Houve, ainda, diversas oficinas, como a de Artes com o professor Carlos Bosquê; de "Música e Saúde para Idosos" com o professor Marcelo Caires; sobre Saúde e Segurança na Escola com professora de enfermagem Karla; e a sobre Ciberbullying com os professores Daniela Toda, Josiane e Luiz Henrique.  Já a professora de Educação Física, Fabiana, realizou atividades recreativas.

“Realizar eventos que tem como objetivo proporcionar a educação em saúde é de relevância singular, uma vez que o processo educativo contribui com a comunidade no que tange identificação, conhecimento, diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação precoce da saúde em função de problemas de saúde pública. A importância de realizar eventos de saúde escolar justifica-se pela a vulnerabilidade física e psíquica deste público (adolescente). Sabe-se que, em geral, a adolescência é uma época de transformações biopsicossociais, marcada pela intensa busca do desconhecido, onde os riscos relacionados a suas atitudes são depreciados tornando-se vulnerável a diversos riscos que envolvem descobertas”, finaliza o docente Phellype.

• EduSaúde_1
  • EduSaúde_10