Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Campus Guajará-Mirim são premiados em Congresso Nacional de Biologia

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 10h49 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2025, 10h49 | Acessos: 13203

Premiação no MT 3Estudantes de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, conquistaram prêmios em categorias de pesquisa e fotografia, destacando a biodiversidade e a cultura da região amazônica. O destaque nacional foi durante o 27º Congresso de Biólogos do CRBio-1, realizado na cidade de Cáceres, no Mato Grosso.

Três acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foram premiados por seus trabalhos, que unem pesquisa científica, envolvimento comunitário e a valorização do patrimônio natural amazônico. A acadêmica Adriana Souza Najar, do 8º período, conquistou o 2º lugar na categoria pôster de graduação com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Serpentes Aqui, Serpentes Acolá – A ciência cidadã no conhecimento da biodiversidade e na conservação das espécies”. O projeto inovador envolveu a comunidade local no mapeamento de serpentes na área urbana de Guajará-Mirim.

Meu trabalho faz parte de um projeto maior focado na conservação por meio da ciência cidadã”, explica Adriana. “Produzi folders e divulguei nas redes sociais, incentivando a população a enviar fotos dos animais. A partir desses registros, identificamos as espécies, informamos sobre seus hábitos e esclarecemos se eram peçonhentas ou não. A iniciativa mostrou como a ciência cidadã pode ser uma ferramenta eficiente para o monitoramento e a conscientização ambiental.” A pesquisa contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar de Guajará-Mirim.

Para a estudante, a conquista foi um marco. “Participar do meu primeiro congresso foi uma experiência construtiva e o prêmio é motivo de grande alegria e motivação. Agradeço à população, ao meu orientador Professor Mahal Massavi Evangelista e a todos que contribuíram”, declarou.

 

Fotografias do Rio Mamoré

Além do prêmio na pesquisa, o IFRO Guajará-Mirim dominou o pódio do concurso de fotografia. Fabrício Castro Tavares levou o 1º lugar ao registrar a “sazonalidade extrema do Rio Mamoré”. Ele descreveu a participação no Congresso como uma vivência única. “O congresso foi repleto de minicursos e debates sobre conservação e sustentabilidade. Ganhar o concurso foi uma conquista marcante, valorizando ainda mais essa experiência acadêmica e pessoal”, afirmou Fabrício.

O 2º lugar ficou com Jairo Flores da Silva, acadêmico do 2º período, com a obra “Encontro de Águas e Vidas ao Entardecer”. A fotografia foi capturada às margens do Rio Mamoré e, segundo o autor, celebra a beleza local. “Essa imagem traduz a beleza do nosso cotidiano e a importância de valorizar a cultura e o ambiente da região. Receber esse reconhecimento em um evento tão importante foi uma experiência marcante e enriquecedora”, comentou Jairo.

Para o campus, os prêmios conquistados pelos estudantes validam a qualidade, a pesquisa e a formação oferecida pelo IFRO Guajará-Mirim, e jogam luz sobre a importância da ciência e da arte como ferramentas para a conservação e valorização da Amazônia.

 

  • Premiação_no_MT_1
  • Premiação_no_MT_2
  • Premiação_no_MT_3
  • Premiação_no_MT_4
  • Premiação_no_MT_5
Fim do conteúdo da página