Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Guajará-Mirim realiza II Jornada de Sensibilização e reforça compromisso com a Educação Inclusiva

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 10h39 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2025, 10h39 | Acessos: 13300

Napne Guajará 17Um vibrante centro de diálogo, aprendizado e prática sobre inclusão. Foi nesse clima que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou a sua II Jornada de Sensibilização pela Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu dia 23 de setembro, reunindo a comunidade acadêmica e a sociedade externa.

Organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), o evento ofereceu uma programação diversificada que se estendeu das 8 às 22 horas. As atividades foram pensadas para promover a reflexão e a vivência prática da inclusão, abordando suas múltiplas facetas. E na avaliação dos organizadores, foi um dia inteiro de atividades dedicadas a fortalecer o compromisso coletivo com a construção de um ambiente mais justo e acessível para todos.

O dia começou com uma apresentação artística e cultural e uma mesa de abertura composta por servidores da instituição e visitantes, sendo seguido por uma emocionante Roda de Conversa sobre os “Desafios, Autonomia e Inclusão da Pessoa Cega na Sociedade”, conduzida por Artenísia Brandão e sua família. Ao longo da manhã e da tarde, os participantes puderam circular por Espaços Temáticos que abordaram deficiência intelectual, Libras, Transtorno do Espectro Autista (TEA), braille e mobilidade reduzida.

Oficinas práticas, como a de Amigurumi, e momentos de reconhecimento marcaram a manhã. Antes de iniciar os Esportes Inclusivos com o Professor Gleyvan Brito, foram entregues os certificados aos alunos medalhistas da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2025) e também ao aluno Rey David Menacho Garcia, campeão paraolímpico de Tênis de Mesa 2025, na Categoria TT8, durante os Jogos Escolares de Rondônia (JOER Paraolímpico). Essas homenagens mostraram na prática a união entre excelência acadêmica, superação e inclusão. A programação cultural continuou à noite, com o Cine Inclusão, exibindo o filme “No Ritmo do Coração”, e uma apresentação teatral realizada pelos alunos do 4º período de Biologia.

Para a Coordenadora do Napne, Rosangela Carvalho da Costa Schmidt, o evento superou as expectativas. “A II Jornada representou um marco significativo para o IFRO Campus Guajará-Mirim e para toda a comunidade local. Mais do que um evento, foi um espaço de partilha, de escuta sensível e de fortalecimento de um compromisso coletivo com a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirmou.

Ela destacou o engajamento de todos os envolvidos afirmando que “durante todo o dia, professores, estudantes, servidores e colaboradores terceirizados estiveram envolvidos em atividades que promoveram reflexão crítica, debates e práticas que colocaram em evidência as potencialidades e os direitos das pessoas com deficiência. A dedicação de cada participante foi essencial para que o encontro se tornasse um momento de aprendizado mútuo e de reafirmação de valores que devem guiar a educação pública: respeito, equidade e justiça social”.

Rosangela ainda destacou que a visibilidade e o apoio da comunidade foram pontos altos do evento. A Jornada foi transmitida ao vivo pela Rede Amazônica, o que permitiu que o debate alcançasse um público ainda maior. A organização agradeceu “a importante cobertura da emissora e a presença da repórter Jussara Zeballos. Um agradecimento especial é dirigido também às instituições parceiras, como a Associação Pestalozzi e a Associação dos Deficientes Físicos de Guajará-Mirim (ASDEFIG), que enriqueceram as discussões e contribuíram para que o evento refletisse a importância da união entre escola e sociedade”, acrescentou.

Ao final, a mensagem central da Jornada ecoou com força: a inclusão é um direito fundamental: “este evento nos lembrou que a inclusão não deve ser vista como um gesto de boa vontade, mas como um direito assegurado e um ato de justiça. Inclusão e excelência devem caminhar juntas, assegurando que todos tenham acesso ao conhecimento e possam desenvolver plenamente suas potencialidades”, concluiu a Coordenadora.

Com o sucesso da Jornada, o IFRO Campus Guajará-Mirim renova seu compromisso de ser um agente transformador na comunidade, garantindo que os frutos deste dia se multipliquem em atitudes cotidianas, tornando a inclusão uma prática viva e permanente dentro e fora dos muros da instituição.

 

  • Napne-Guajará_1
  • Napne-Guajará_10
  • Napne-Guajará_11
  • Napne-Guajará_12
  • Napne-Guajará_13
  • Napne-Guajará_14
  • Napne-Guajará_15
  • Napne-Guajará_16
  • Napne-Guajará_17
  • Napne-Guajará_18
  • Napne-Guajará_2
  • Napne-Guajará_3
  • Napne-Guajará_4
  • Napne-Guajará_5
  • Napne-Guajará_6
  • Napne-Guajará_7
  • Napne-Guajará_8
  • Napne-Guajará_9
Fim do conteúdo da página