Projeto Viva Saúde realiza ação de educação em saúde para adolescentes na Aldeia Indígena Laje Velho
Projeto Viva Saúde, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou ação de educação em saúde para adolescentes na Aldeia Indígena Laje Velho.
A ação integrante do Eixo de Saúde Preventiva do Projeto Viva Saúde aconteceu na Escola Indígena de Ensino Fundamental Wem Kanum Oro Waram, na Aldeia Laje Velho, no dia 19 de abril. Participaram adolescentes da Comunidade Indígena Laje Velho, pertencente à Terra Indígena Igarapé Lage, que fica localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
O evento foi realizado por professores e estudantes do Projeto de Extensão “Vacina Sim!”, promovido pelo Eixo de Saúde Preventiva do Macroprojeto Viva Saúde. O objetivo geral do “Vacina Sim!” é incentivar o cumprimento do calendário vacinal de crianças e adolescentes nos municípios rondonienses de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, por meio de ações educativas e de conscientização sobre a importância da vacinação, enquanto uma ação estratégica do macroprojeto Viva Saúde.
Segundo a Coordenadora do Eixo de Saúde Preventiva, Cíntia Aparecida Rodrigues Shiraishi, a ação é importante por “incentivar a vacinação em tempo correto, seguindo o calendário vacinal. Em especial no contexto atual em que a população tem tido acesso a muitas notícias falsas acerca da importância da vacinação e o consequente retorno de diversas doenças que já estavam praticamente erradicadas ou, ao menos, com pouquíssimos casos, tais como poliomelite, sarampo e coqueluche, dentre outras’.
A estudante Adriana Macurap, jovem indígena discente do Curso Técnico em Enfermagem Subsequente do IFRO Guajará-Mirim, participa do projeto e destaca que tem sido uma experiência muito enriquecedora poder aprender de forma prática a importância do cumprimento do calendário vacinal e, por meio do projeto, informar os parentes indígenas acerca dessa importância. Adriana também mostra o quanto as pessoas na aldeia recebem continuamente notícias falsas acerca das vacinas, especialmente em suas redes sociais, e como o projeto é importante para ajudar a conhecer o tema de forma correta.
Vacinação
O Projeto “Vacina Sim!” é derivado do macroprojeto Viva Saúde, formalizado pela Resolução nº 20/REIT-CEPEX/IFRO, de 5 de dezembro de 2024, e tem sido conduzido por professores do IFRO Campus Guajará-Mirim e discentes do Curso Técnico em Enfermagem Subsequente ao Ensino Médio. O público das ações do projeto são especialmente crianças e adolescentes das escolas públicas dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Conforme o Coordenador de Comunicação Social e Integração com a Comunidade do Projeto Viva Saúde, Augusto Rodrigues de Sousa, “nessa ação específica, trata-se de um processo de conscientização da comunidade indígena Laje Velho, em especial de crianças e adolescentes, acerca da importância do cumprimento do calendário vacinal no tempo correto”.
O Projeto Viva Saúde é um dos macroprojetos conduzidos pelo IFRO que demonstra o compromisso institucional com a comunidade. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), o Campus Guajará-Mirim atende os arranjos produtivos locais nas áreas de serviços, saúde e tecnologia, dessa forma, a realização do Projeto Viva Saúde se apresenta como a materialização dos compromissos institucionais assumidos com a comunidade. O Viva Saúde: Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fronteira é financiado por meio de emenda parlamentar concedida pelo gabinete do Senador Confúcio Moura.
Redes Sociais