Projeto Viva Saúde prevê a construção de Unidade Básica de Saúde Escola no IFRO Guajará-Mirim
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) é protagonista de um projeto pioneiro e transformador na região Norte do Brasil. O Projeto Viva Saúde é conduzido por uma equipe do IFRO Campus Guajará-Mirim, que realizou reunião com a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim para apresentar o plano de ação e de construção da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola da Região Norte.
O Viva Saúde é um macroprojeto do Instituto Federal de Rondônia com financiamento obtido por meio de emenda parlamentar do gabinete do Senador Confúcio Moura. E vem reforçar a imagem do IFRO como uma instituição comprometida com o desenvolvimento regional, integrando ensino, pesquisa e extensão em saúde pública. Conforme a equipe do projeto, a proposição de uma UBS Escola evidencia o compromisso institucional de promover melhorias significativas nos indicadores de saúde, além de oferecer formação técnica e superior na área de saúde para profissionais locais, fortalecendo a capacitação de mão de obra qualificada.
O projeto também inclui ações de educação em saúde para a população, promovendo conscientização e prevenção, e desenvolve projetos de pesquisa em vigilância epidemiológica e sanitária, contribuindo para o monitoramento e controle de doenças na região. A iniciativa beneficia diretamente mais de 40 mil habitantes, incluindo comunidades ribeirinhas e aldeias, reforçando o impacto social da instituição. O pioneirismo do projeto coloca o IFRO em destaque nacional, projetando-o como referência em iniciativas integradas de saúde e educação.
A reunião com a gestão municipal foi realizada no Campus Guajará-Mirim, no dia 18 de março, na qual foi apresentado formalmente o projeto, suas linhas de atuação e propostas; buscando ainda ouvir das demandas apontadas pelo poder público municipal e pelos servidores municipais da área da saúde para dessa forma alinhar o plano de ação do projeto com as necessidades locais apontadas. Estavam presentes o Prefeito Fábio “Netinho”; o Vice-Prefeito, Ricardo Maia; o Secretário Municipal de Saúde, Márcio Brune; o Secretário Adjunto de Saúde, Luiz Xavier do Nascimento; e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
Fábio “Netinho” expressou que se sente muito alegre que o IFRO proporcione ao munícipio a realização de um projeto de tamanha relevância. E ressaltou que a parceria com o IFRO é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “É emocionante ver uma instituição como o IFRO trazendo um projeto que vai mudar a vida de milhares de pessoas. Sabemos que a saúde é uma prioridade, e esse projeto, em especial com a futura UBS Escola, será um marco para nossa região. Estamos totalmente comprometidos em apoiar essa iniciativa e trabalhar juntos para que ela se torne realidade o mais breve possível”, afirmou o Prefeito.
O Secretário Márcio Brune também destacou a importância do projeto para a comunidade local e que a integração entre ensino, pesquisa e serviços de saúde trará imensos benefícios. “Esse projeto não só vai contribuir para melhorar os indicadores de saúde, mas também vai formar profissionais capacitados para atuar em nossa região. A educação em saúde e os projetos de pesquisa em vigilância epidemiológica e sanitária vão ajudar imensamente nossos instrumentos de prevenção de doenças e promoção de uma vida mais saudável para todos. É um orgulho trabalhar juntos nas diferentes esferas do poder público para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, enfatizou o Secretário Municipal de Saúde.
Já a Coordenadora-Geral do projeto, Kally Alves de Sousa, reforçou o caráter pioneiro do Viva Saúde. “Estamos construindo algo único, que vai servir de modelo para outras regiões do país. O Projeto Viva Saúde aplica o modelo de integração entre ensino, pesquisa e extensão promovido pelos Institutos Federais no Brasil para atuar em diversas linhas de ação de promoção à saúde no município. A UBS Escola vai além de um espaço físico; ela representa a união de esforços para contribuir ainda mais com a realidade da saúde na fronteira. Ver o engajamento de todos os parceiros nos motiva a seguir em frente com ainda mais determinação”, realçou a docente do IFRO.
Para a Diretora interina do Campus Guajará-Mirim, Fernanda Leite, o destaque é o papel da instituição como agente de transformação social. “O IFRO tem a missão de promover educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da região. O Projeto Viva Saúde é a materialização desse compromisso. Sabemos que os impactos vão além da saúde, alcançando a educação, a economia e a qualidade de vida das pessoas. É uma honra para o IFRO liderar um projeto que vai deixar um legado tão significativo para as futuras gerações”.
Macroprojeto
O Projeto Viva Saúde é destinado a um público amplo e diversificado, beneficiando diretamente a população de Guajará-Mirim e de Nova Mamoré, além de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, com o objetivo de atender mais de 40 mil pessoas. A iniciativa visa a oferecer serviços de saúde preventiva, educação em saúde e atendimento básico por meio da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Escola.
Além disso, o projeto é voltado para estudantes e profissionais da saúde, que terão a oportunidade de se qualificar e aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos técnicos e superiores na área de saúde. Professores e pesquisadores também serão beneficiados, podendo desenvolver projetos de pesquisa em vigilância sanitária e epidemiológica, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de saúde pública. Como a primeira UBS Escola da Região Norte, o projeto servirá de referência para outras localidades, promovendo um modelo de integração entre ensino, pesquisa e serviços de saúde que pode ser replicado em outras partes do país, impactando positivamente a qualidade de vida e o acesso à saúde pública na região.
O financiamento do Projeto Viva Saúde provém da emenda parlamentar destinada pelo gabinete do Senador Confúcio Moura, que destinou um investimento total de R$ 15 milhões para a realização do projeto.
Redes Sociais