Campus Guajará-Mirim certifica alunas de dois cursos através do Programa Mulheres Mil
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou a Cerimônia de Certificação para as concluintes dos Cursos de Formação Inicial de Artesã de Biojóias e de Assistente Administrativo. A cerimônia ocorreu no dia 20 de dezembro.
A mesa de autoridades da cerimônia foi composta pela Coordenadora do Projeto Mulheres Mil no Campus Guajará-Mirim, Fernanda Leite Dias; o Chefe do Departamento de Extensão (Depex), Julio Henrique da Silva Lopes; a Diretora de Ensino, Silvilene Brito de Melo; a docente do Curso Assistente Administrativo, Leidiana Batista Souza; e a Diretora-Geral e Professora do curso de Artesã de Biojóias, Elaine Oliveira Costa de Carvalho.
“Parabéns às formandas do Projeto Mulheres Mil! Desejo sucesso e prosperidade em suas carreiras profissionais. É um orgulho para nossa instituição qualificar tantas mulheres e encaminhá-las ao mundo do trabalho com condições reais de concorrência. Que sejam agraciadas com novas oportunidades. E que cada desafio encontrado em suas carreiras seja uma oportunidade para demonstrar sua capacidade e determinação, mediante superação e realizações extraordinárias. Que os voos alçados por todas superem os limites definidos pela física como possíveis. Sucesso!”, declarou a Coordenadora do Projeto Mulheres Mil no Campus Guajará-Mirim, Fernanda Leite Dias.
Conforme a Professora do Curso de Assistente Administrativo, Leidiana Souza, “além de contribuir com a carreira profissional das alunas, o curso ensinou rotinas administrativas, logística, financeiras, habilidades em comunicação, trabalho em equipe, desta forma, aumentando suas chances de empregabilidade no mundo do trabalho”.
Para a Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Carvalho, “o programa Mulheres Mil fortalece a atuação do IFRO junto à comunidade com a função social de oportunizar às mulheres o aprendizado e participar ativamente da sua transformação de vida”. Ela, que também ministrou disciplina dentro da formação, afirmou que “trabalhar com essas mulheres no curso de Artesã de Biojoias foi muito gratificante, pois foi uma troca de saberes entre nós. Ensinei um pouco e aprendi muito sobre vários assuntos, agregando valor à minha carreira docente”.
Exposição
Durante os dias 15 a 18 de novembro realizou-se o tradicional evento “Duelo na Fronteira”. Na oportunidade, as alunas do curso realizaram a exposição e venda das biojoias confeccionadas durante as aulas. Elaine Carvalho demonstrou que “a exposição das peças produzidas durante as aulas no Festival Duelo na Fronteira foi um momento de reconhecimento do trabalho realizado por todas nós, foi um espaço de formação de network, sem contar a oportunidade das nossas artesãs trocarem experiências com outros expositores. Uma experiência muito valiosa”.
Realizado no Bumbódromo Márcio Menacho, no município de Guajará-Mirim, o Duelo na Fronteira é uma manifestação folclórica tradicional de Rondônia. A festa celebra a cultura popular e a rivalidade amistosa entre as agremiações folclóricas Boi-Bumbá Flor do Campo e Boi-Bumbá Malhadinho.
Redes Sociais