Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reunindo diversas áreas de conhecimento, VII EICIT e III SIMPÓS são realizados em Guajará-Mirim

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 15h40 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2024, 15h40 | Acessos: 204

Guajará 8O VII EICIT (Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica) foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, dias 17 a 19 de outubro de 2024. A sétima edição do evento teve como proposta se tornar um ambiente de socialização da construção/reconstrução de saberes nas diversas áreas do conhecimento, em que profissionais da educação, estudantes, grupos culturais e demais membros da comunidade, possam divulgar e conhecer trabalhos e atividades que vêm sendo desenvolvidos na região.

Concomitantemente ao VII EICIT, ocorreu o III Simpósio de Pós-Graduação do IFRO Campus Guajará-Mirim (III SIMPÓS). Ambas as atividades têm como objetivo estimular a construção de saberes em diferentes áreas lato strictu sensu, com o foco na divulgação de conhecimentos na área de formação continuada de professores e de informática. A programação foi composta por minicursos, oficinas e exposições de representantes do IFRO, da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), do IFAM (Instituto Federal do Amazonas), e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Karolinska Institutet, além de outras instituições.

Segundo Roziane da Silva Jordão, membro da comissão organizadora, “o III SIMPÓS, Simpósio de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia se propõe como um ambiente de socialização da construção/ reconstrução de saberes mobilizados nos três cursos de pós-graduação latu sensu que são ofertados atualmente no Campus Guajará-Mirim, quais sejam: especialização Lato Sensu em Ensino de Linha Portuguesa e Literatura, em Matemática e em Saúde Pública”.

“Nesta terceira edição do Simpós, as atividades foram realizadas no formato híbrido, com os grupos de trabalho representantes de cada um dos cursos ofertados. Além das atividades on-line, aconteceu presencialmente o Grupo de Trabalho em Ensino de Linguagens que reuniu tanto alunos do IFRO quanto da UNIR na perspectiva de socializar as pesquisas realizadas no último semestre”, explicou a docente.

O minicurso Introdução ao Canva foi uma das atividades propostas pelas docentes Nelisa Parente (IFAM) e Rosangela Schmidt (IFRO). Lançado em 2013, o Canva se tornou uma plataforma revolucionária no campo do design e da comunicação visual, democratizando o acesso a ferramentas de criação. Sua missão é clara: colocar o poder do design ao alcance de todos, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de suas habilidades técnicas, possa criar e compartilhar suas ideias visualmente.

A Professora do IFAM, Campus Humaitá, Nelisa de Souza Parente reflete que “a comunicação visual desempenha um papel fundamental em diversas áreas, como marketing, educação, design e arte. Aqui estão alguns pontos que destacam sua importância como por exemplo a Transmissão Rápida de Mensagens que é especialmente útil em um mundo onde a atenção das pessoas é limitada considerando que os elementos visuais chamam mais a atenção do que o texto simples. Um design atrativo pode captar o interesse do público e incentivá-lo a explorar mais sobre o assunto enquanto facilita a compreensão de textos complexos, ajudando também na memorização”.

A Professora de Pedagogia do Campus Guajará e também ministrante do minicurso, Rosangela Schmidt, afirma que as vantagens elencadas pela colega também contribuem como elementos de inclusão pois para pessoas com dificuldades de leitura ou com deficiências visuais, a comunicação visual, quando bem feita, pode oferecer alternativas mais acessíveis”. Ela também comenta que “o Canva não é apenas uma ferramenta de design; é um facilitador de criatividade e expressão pessoal”. O minicurso contemplou duas turmas (matutino e vespertino), e incluiu pessoas com deficiência que lograram êxito nas atividades propostas, evidenciando a importância da ferramenta no contexto educacional.

Segundo Ítalo Rocha Freitas, Analista Ambiental do ICMBio, “a participação do ICMBio no VII Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (VII EICIT) do IFRO Campus Guajará-Mirim foi uma excelente oportunidade para o Instituto divulgar seu trabalho e destacar a importância da conservação ambiental aos alunos de um dos maiores municípios brasileiros em termos de áreas preservadas”.

        Durante o minicurso “Monitoramento de Borboletas Frugívoras – uma ferramenta para a conservação da biodiversidade” foi apresentado aos estudantes o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Programa Monitora). Destacou-se a importância de procedimentos padronizados e reconhecidos cientificamente na avaliação da efetividade das Unidades de Conservação (UCs) federais. O Programa Monitora e emprega técnicas simples e de baixo custo, com foco na participação de atores locais, o que possibilita o monitoramento em centenas de UCs em nível nacional.

“O Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio agradece ao IFRO pela oportunidade de contribuir para a educação pública de qualidade, além de promover a conscientização sobre a importância da proteção das Unidades de Conservação”, agradeceu Ítalo.

  • Guajará_1
  • Guajará_10
  • Guajará_11
  • Guajará_12
  • Guajará_13
  • Guajará_14
  • Guajará_15
  • Guajará_16
  • Guajará_2
  • Guajará_3
  • Guajará_4
  • Guajará_5
  • Guajará_6
  • Guajará_7
  • Guajará_8
  • Guajará_9
Fim do conteúdo da página