Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO participa do 3° Festival Gastronômico do Tucunaré na Resex do Rio Ouro Preto

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 09h12 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 14h37 | Acessos: 534

 3 Festival Gastronômico TucunareO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, prepara atividade para a terceira edição do Festival Gastronômico do Tucunaré, que ocorrerá na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto, no município de Guajará-Mirim, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024. O evento é realizado pela Associação dos Seringueiros e Agroextrativistas do Baixo Rio Ouro Preto (ASAEX) e pela Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto (ASROP).

O evento será realizado no Barracão do Pompeu. E o IFRO Guajará participará por meio do Projeto Pesca e Sustentabilidade, desenvolvendo a atividade “Passeio Guiado: Bioma Amazônico – pelas águas e margens do Rio Ouro Preto”.

O Festival tem como principal objetivo promover o turismo sustentável na Resex do Rio Ouro Preto, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Organizado pelas associações ASAEX e ASROP, conta com apoio do ICMBio Guajará-Mirim (Instituto Chico Mendes), IFRO, UNIR (Universidade Federal de Rondônia), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Visa ainda valorizar o turismo e as práticas extrativistas tradicionais, gerando um impacto positivo na economia da comunidade. Segundo Ítalo Rocha Freitas, Analista Ambiental do ICMBio Guajará-Mirim, atualmente responsável pelas áreas de educação ambiental e de ordenamento de visitações e uso público, “o Festival Gastronômico do Tucunaré da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto é um evento que busca a valorização dos saberes tradicionais da sua população local, especialmente aqueles relacionados à pesca e aos modos de vida extrativista. Este ano o Festival  Gastronômico do Tucunaré terá sua 3ª edição e conta com diversas atividades educativas, culturais e gastronômicas, como concurso do melhor prato a base de tucunaré, tenda cultural e passeio de barco guiado por extrativistas, docentes do IFRO e servidores do ICMBio”.

“O ICMBio Guajará-Mirim, como gestor dessa unidade de conservação, desempenha um importante papel na estruturação e na promoção do turismo comunitário no território junto às associações coogestoras, aos moradores e outras instituições parceiras como IFRO, UNIR e Emater. Nós, equipe do ICMBio Guajará-Mirim, agradecemos muito pela colaboração cada vez maior do IFRO em diferentes atividades relacionadas às nossas unidades de conservação, como capacitações para a população extrativista, desenvolvimento conjunto de projetos e atividades educativas voltadas para alunos da instituição e para a população de Guajará-Mirim, entre outras. Esse evento é uma grande oportunidade para conhecer as belezas da cultura da Resex do Rio Ouro Preto e o resultado do trabalho conjunto de diferentes instituições públicas”, afirmou Ítalo.

 

Programação

São três dias de atrações e atividades. O 3º Festival Gastronômico do Tucunaré “Saberes, culinária e artesanatos tradicionais” ocorre de 11 a 13 de outubro. Na programação estão inseridas barracas de comida e artesanato, com uma grande variedade de comidas típicas da região e artesanatos locais que estarão disponíveis para os visitantes. Passeios guiados, visando uma experiência única com passeios pelas águas e margens do Rio Ouro Preto, proporcionando contato com a natureza e aprendizado. Já o Concurso Gastronômico irá escolher o melhor prato a base de tucunaré no dia 12 de outubro. Haverá ainda conscientização sobre o trânsito, com presença de equipe do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia), além de ações de educação ambiental por parte do ICMBio.

“As Associações Seringueiros ASAEX e ASROP estão com a previsão de receber cerca de 300 pessoas a cada dia, a ASAEX acredita que o festival será um marco importante para o fortalecimento da economia local de forma sustentável”, demonstra o Presidente da Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto (ASROP), Paulo da Silva Costa.

“O evento pretende fomentar o turismo na região e gerar oportunidades de renda para as famílias da comunidade. A comercialização de artesanatos locais, pratos tradicionais à base de tucunaré e outras delícias regionais permitirá que os visitantes conheçam e valorizem os produtos e o saber-fazer da comunidade, gerando um impacto direto na economia extrativista. Além disso, a ASAEX espera que o festival ajude a atrair mais visibilidade para a Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, consolidando a importância das práticas sustentáveis e do extrativismo na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico da região”, destaca o Presidente da Associação dos Seringueiros Agroextrativista do Baixo Rio Ouro Preto (ASAEX), Edvaldo Sousa da Costa.

 

Instituto Federal

O IFRO Campus Guajará-Mirim participará do evento com a atividade “Passeio Guiado: Bioma Amazônico – pelas águas e margens do Rio Ouro Preto”, representando o Projeto Pesca e Sustentabilidade. O projeto de extensão é fruto de emenda parlamentar do Senador Confúcio Aires Moura, com objetivo de fortalecer os arranjos produtivos locais nas áreas de aquicultura e piscicultura, com aumento da geração de renda às populações originárias, tradicionais, com foco na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade amazônica.

Segundo o Coordenador executivo do projeto, Paulo Prates, “o Festival do Tucunaré vem para celebrar a maior floresta tropical do mundo e, também, essa imensa área protegida que é a Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto. O passeio guiado será uma oportunidade para descobrirmos algumas maravilhas do Bioma Amazônico. O início do percurso será de barco pelo rio Ouro Preto e com sorte observaremos algumas aves e o tracajá. Na trilha do Napoleão os visitantes receberão diversas informações interessantes sobre a floresta amazônica, com o reconhecimento de espécies utilizadas pelos ribeirinhos para a alimentação, uso medicinal ou para a geração de renda, tais como a seringueira, a castanheira e o açaí”.

“Venha prestigiar este evento incrível e contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Esperamos por você nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2024 na RESEX do Rio Ouro Preto!”, reforça o convite o Professor Paulo Prates.

Localização

O 3º Festival Gastronômico do Tucunaré será realizado no final do Ramal do Pompeu, zona rural de Guajará-Mirim, a 45 km da área urbana. As coordenadas geográficas são: Latitude: -10.917612° / Longitude: -65.042940°.

  • 3-Festival-Gastronômico-Tucunare
  • Guajará-Programacao-Festival
Fim do conteúdo da página