Campus Guajará-Mirim realiza aula inaugural de Curso de Capacitação para Indústria 4.0

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 16h16 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 16h18 | Acessos: 198

Campus Guajará Mirim Aula Inaugural Indústria 4 4

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Guajará-Mirim realizou no dia 27 de maio de 2024, a aula inaugural do Curso de Capacitação para Indústria 4.0. Ao todo, foram ofertadas 120 vagas para o 1º Semestre de 2024, divididas igualmente entre os Campi Guajará-Mirim e Porto Velho Calama.

A aula inaugural teve como objetivo recepcionar os novos alunos e apresentar a estrutura da instituição. A Diretora-Geral do Campus, Elaine Carvalho, iniciou a noite dando boas-vindas a todos, e apresentando a importância dessa nova oferta para a comunidade.

Em seguida, o professor Paulo Lacerda explicou sobre a necessidade de fomentar práticas relacionadas à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e explanou os indicadores nacionais de ciência, tecnologia e inovação. Por fim, o professor Neemias Hitotuzi apresentou os eixos de atuação do curso, os objetivos e resultados esperados.

Após a abertura da aula, os alunos foram convidados a conhecer as instalações do campus, como salas de aulas, laboratórios de informática e o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), onde puderam conhecer os equipamentos e se familiarizar com os espaços que irão utilizar durante o curso.

Capacitação para Indústria 4.0

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em parceria com o Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS Amazonas) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre – FUNDAPE, está executando o projeto intitulado “Capacitação para Indústria 4.0”, por meio de convênio celebrado entre as partes. O projeto tem como objetivo promover a capacitação de estudantes por meio de um curso de curta duração.

O público-alvo inclui estudantes e ex-alunos do IFRO, além de membros da comunidade local das cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho. Durante o curso, os participantes serão capacitados em diversas áreas, incluindo análise avançada de dados agrícolas, utilização de tecnologias digitais como Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, automação de processos, e gestão de sistemas agrícolas integrados.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Aula_Inaugural_-_Indústria_4_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Aula_Inaugural_-_Indústria_4_2