Estudantes do Técnico em Biotecnologia de Guajará realizam visita técnica em Porto Velho

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 17h41 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2023, 17h41 | Acessos: 282

Visita Guajará18Alunos do 3° ano do Curso Técnico em Biotecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizam visita técnica à capital de Rondônia. As visitas foram realizadas nos dias 23 e 24 de novembro, abrangendo a Cervejaria Louvada e o Laboratório CEBio situado na UNIR (Universidade Federal de Rondônia), ambos localizados em Porto Velho (RO).

Conforme a aluna Laisy Gomes da Silva, “no primeiro dia da visita técnica, exploramos as instalações da Cervejaria Louvada, situada na cidade de Porto Velho, Rondônia, na rodovia BR-364, 543 – Três Marias. A nova fábrica, que representa um investimento significativo de mais de R$ 2 milhões, tem uma impressionante capacidade de produção de 27 mil litros por mês, totalizando 324 mil litros por ano. Originária de Cuiabá (MT), a Louvada estabeleceu sua primeira fábrica em 2015, expandindo-se para Porto Velho em 2019. As instalações em Rondônia estão equipadas com tecnologia de ponta, refletindo o compromisso da empresa com a qualidade”.

A estudante relata ainda que a cervejaria possui uma loja, onde se oferece uma variedade de produtos exclusivos, incluindo diversos tipos de cervejas, blusas, copos, canecas, entre outros itens. “Essa diversidade de produtos adiciona um toque único à experiência da visita, permitindo que os visitantes levem consigo lembranças autênticas da Cervejaria Louvada”.

Já sobre o segundo dia de visita, Laisy escreve em seu relatório que o Laboratório CEBio “é um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação interinstitucional mantido e apoiado pela Universidade Federal de Rondônia e pela Fiocruz Rondônia, localizado na Rodovia BR 364, Km 9,5 – Sentido Rio Branco (AC), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Porto Velho. O laboratório disponibiliza infraestrutura necessária para congregar um grupo de pesquisadores de caráter multidisciplinar para o estudo de biomoléculas em seu caráter físico-químico, estrutural e funcional com especial enfoque em toxinas animais (secreções de anfíbios e venenos de serpentes) e extratos vegetais para a identificação de moléculas bioativas com potencial aplicação biotecnológica no desenvolvimento de produtos aplicáveis a doenças negligenciadas”.

“O CEBio também disponibiliza condições técnicas para: o desenvolvimento de projetos de orientação em Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutoramento; a possibilidade de divulgar os trabalhos realizados através de publicação de artigos em revistas indexadas internacionalmente e produção de patentes; e apresentações diversas em congressos nacionais ou internacionais. Recentemente o CEBio foi equipado com infraestrutura física e de recursos humanos para análises de purificação de proteínas e peptídeos, espectrometria de massa MALDI-TOF-TOF, sequenciador de peptídeos, cromatografia analítica bidimensional e sistema de ressonância plasmônica de superfície, para isolamento e caracterização de novas moléculas de origem animal e vegetal para desenvolvimento de testes contra alvos validados, sejam eles moléculas de origem de parasitas ou toxinas animais”, finaliza a discente.

Biotecnologia

O Curso Técnico em Biotecnologia é abrangente no seu aspecto multidisciplinar, pois a estrutura curricular do curso apresenta desde disciplinas do eixo comum de conhecimento, tais como: Física, Química, Matemática, Biologia, e disciplinas específicas para a prática profissional: Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, dentre outras. Depois de concluído o curso, pode-se atuar em quase todos os processos na produção de alimentos, bebidas, vacinas e medicamentos.

No IFRO, o profissional é formado para desenvolver e aplicar tecnologias nas áreas da saúde, química, agricultura e ambiental, e estará apto a desenvolver diversas atribuições importantes, tais como: pesquisas e propor variedades de plantas mais resistentes a pragas e inseticidas; utilizar microrganismos na produção de bens e produtos úteis para o ser humano; auxiliar no processo de produção de vacinas e kits de testes de diagnósticos rápidos para algumas doenças; atuar no controle do crescimento microbiano em indústrias alimentícias e farmacêutica; desenvolver técnicas para combater pragas e atuar na prevenção da contaminação do solo e água (Biorremediação). Além disso, realizar controle de qualidade de água e bioprodutos e utilizar plantas e seus subprodutos visando a produção de fármacos e cosméticos.

• Visita-Guajará1
  • Visita-Guajará11