Campus Guajará-Mirim realiza evento “Juntos pela inclusão”

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 12h50 | Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 12h50 | Acessos: 68830

DiaInclusão Guajará 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou o “Juntos pela inclusão” no dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Nova Mamoré e foi realizado nos três turnos escolares.

No período da manhã os alunos dos cursos integrados ao ensino médio (Biotecnologia e Informática) realizaram apresentações e a Professora Claudete Marques das Neves palestrou sobre a luta das pessoas com deficiência, relatou fatos relacionados à sua experiência como educadora, ensinou novos conceitos e esclareceu dúvidas. Em seguida, os alunos puderam escolher entre 4 salas temáticas, 2 salas com filmes sobre o tema do evento, uma roda de conversa em que pessoas com deficiência puderam contar sobre suas experiências pessoais e uma oficina de libras com intérpretes e uma aluna surda do curso de análises clínicas.

Durante à tarde, os servidores participaram da Oficina de Adaptação Curricular. Destinada aos docentes e técnicos, a oficina ofereceu orientações sobre como adaptar o currículo para atender às necessidades específicas dos alunos. A segunda atividade foi o Treinamento do módulo Napne (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) no Suap (Sistema Unificado de Administração Pública) e uso de tecnologia assistiva.

No período da noite os alunos acompanharam a Palestra sobre os Desafios e Lutas das Pessoas com Deficiência. Encerrando a programação, a palestra abordou os desafios e conquistas das pessoas com deficiência, promovendo a conscientização e reflexão sobre o tema. E como última atividade, o Coletivo Estudantil Cultura da Paz, coordenado pelo Professor Wagner Tenorio dos Santos realizou dinâmicas, nas quais a plateia pôde interagir e entender mais sobre a realidade de pessoas cegas e surdas através de atividades em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braile (sistema de leitura e escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão).

• DiaInclusão-Guajará_1
  • DiaInclusão-Guajará_10