Campus Guajará-Mirim participou do desfile municipal alusivo ao Dia da Independência
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participou do desfile de Independência. O desfile municipal de Guajará-Mirim ocorreu no dia 06 de setembro de 2023, durante o período noturno, e o IFRO participou pela primeira vez acompanhado por uma Banda Rítmica. Formada por alunos, a banda é denominada “Pérolas Verdejantes”. Seus trabalhos começaram em abril de 2023, inicialmente com aulas de teoria musical. Nestes menos de cinco meses de atividades vem trazendo a proposta de valorizar o ritmo das festividades da Semana da Pátria e contribuir para que a cidade respire ainda mais cultura.
Durante o desfile, a Diretora-Geral Elaine Oliveira Costa de Carvalho explica que o IFRO Guajará levou para as ruas um pouco do seu histórico, representado por cada uma das alas que se apresentaram. O Instituto Federal de Rondônia contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2015. Concebido para atender a população da região que engloba os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e, inclusive, a cidade boliviana de Guayaramerín. O IFRO Guajará tem a pretensão de atuar como escola de fronteira.
Com sede localizada na Avenida 15 de Novembro, 4.849, inaugurada em 2016, situa-se no bairro Planalto em uma área construída de cerca de 3.014,12 m². Nesta estrutura moderna, o campus executa ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado ao ensino médio (Administração, Biotecnologia e Informática) e subsequente (Análises Clínicas e Enfermagem); licenciaturas (Ciências com habilitação em Química ou Biologia e Ciências Biológicas e Química) também os cursos a distância como (Gestão Pública, Gestão Comercial, e Técnico em Administração) além dos cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC desenvolvidos na unidade durante o ano letivo.
A ordem de entrada na avenida iniciou com o pelotão das bandeiras. As estudantes Bruna Vanessa Onarri e Clarice Fernandez Rojas conduziram o brasão da escola. Ana Clara Cordova Batista e Jonh Kleverson Barbosa Rosa conduziram a bandeira do Brasil; a do estado de Rondônia foi responsabilidade de Luana Isabele Nunes Martins e Isabelly da Silva David Oliveira; a do município: Deiziany Estevan da Silva Pinheiro e Alice Thicyane Bernardo dos Reis; a bandeira da Bolívia: Maria Antônia Ferreira e Nicole Matias; a bandeira do Mercosul: Adriano Moura Dantas da Silva e Antônio Fernandes de Souza Neto; e a bandeira do campus: Maria Júlia de Almeida Vieira e Nicole de Melo Ferreira. Como balizas estavam as alunas: Gisele Anne Alcoreza Moye e Heloísa França Santos; e conduzindo o estandarte da banda foi Emilly Bruckner.
Pérolas Verdejantes
A Banda Rítmica Pérolas Verdejantes tem como instrutor Edgar de Paula Ojopi, entre os músicos estão Alanderson Francisco Soto Rodrigues, Alexandre Souza de Araújo, Ângelo Emanuel Mita Garfias, Arthur Henrique Barroso Tolentino, Damares Velasco Moraes, Eduarda Beatriz Soares Fernandes, Emerson Vinícius Pereira Duarte, Gustavo Vieira Lens, Jéfter Ojopi Simo, João Henrique Córdova Pimentel, João Lucas Pereira Fontinele, Laiara Furtuoso da Silva, Luciano Soares Ramos, Marcos Vinícius Soares Fernandes, Nicoly Ágatha Queiroz Lopes, Tayane Beatriz Carvalho Rodrigues e Wellington Leônidas Rocha de Souza.
Já o pelotão do corpo coreográfico, que é coordenado pelo Coreógrafo Jeremias Luiz do Amaral, é composto por: Alessandra Soares Gonçalves, Camily Peres de Paulo, Daniele Vitória Silva de Almeida, Ilwanny Tamyrís Walewska Ferreira da Silva Said, Rosiane Malale Duran, Thávyne Ponhes Nogueira, Wendy Nicole Costa Rodrigues e Yasmin Emmily dos Santos da Silva.
Para o desfile foram representados os cursos da unidade. O pelotão dos terceiros anos dos Cursos Técnicos em Biotecnologia e em Informática foi formado pelos futuros técnicos das duas áreas, os jovens profissionais atuarão no mercado de trabalho e contribuirão com a economia local e, sobretudo, auxiliarão na elevação dos níveis de formação da sociedade de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e região. O Curso de Biotecnologia forma profissionais qualificados para a atuação na área de Biotecnologia, capazes de executar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências em centros de pesquisas, indústrias e empresas, abrangendo os setores de saúde, ambiente e agropecuário. No caso do Curso de Informática, é ofertada habilitação técnica de nível médio para formar profissionais aptos a promoverem soluções de informática que melhorem a qualidade de vida das pessoas e contribuam para uma melhor eficácia das organizações em que atuam.
Também estavam presentes alunos do Técnico em Administração, ofertado no IFRO na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O IFRO, abriga qualificação no eixo de Gestão e Negócios, e propõe a formação humana integral, na perspectiva da politecnia, a fim de contribuir para o desenvolvimento local e regional, primando sempre pela ética, sustentabilidade ambiental e pelo bom senso no desenvolvimento tecnológico da sociedade e no desenvolvimento do indivíduo para o mercado de trabalho.
O grêmio estudantil desfilou enquanto entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola, que propõe a discussão e implementação de ações no ambiente escolar e na comunidade à qual a escola pertence. O Grêmio Estudantil é uma iniciação dos jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem.
No pelotão do Curso Técnico Subsequente em Análises Clínicas a representação era de mostrar a formação de técnicos em análises clínicas comprometidos com a profissão, buscando continuamente, os novos conhecimentos do segmento para contribuir com as demandas do setor de saúde. Igualmente, o Técnico Subsequente em Enfermagem levou a bandeira ligada ao objetivo do curso, que é o de formar profissionais capacitados para atender indivíduos, famílias e comunidade em todos os níveis de atenção, primando pela promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.
Tendo em vista que atualmente o IFRO Campus Guajará-Mirim conta com 3 licenciaturas: Ciências – Habilitação em Química ou Biologia, Ciências Biológicas e Química, os acadêmicos desfilaram demonstrando o objetivo da instituição em formar profissionais educadores habilitados a lecionar na educação básica de maneira contextualizada às características e demandas regionais, aliando teoria e prática para a formação de professores comprometidos com a construção de valores e atitudes para o desenvolvimento socioambiental.
Eles ainda levaram ao conhecimento da população projetos de ensino, que envolvem um processo educativo, cultural e científico que, articulados de forma indissociável à pesquisa, devem promover a interação transformadora entre o IFRO e a sociedade. Desta maneira, estavam o pelotão formado por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Ensino de Iniciação à Docência (Proben) e Residência Pedagógica.
O projeto dedicado aos direitos humanos foi representado pelo pelotão intitulado “Oficina da Memória, da Verdade e dos Direitos Humanos”, que é fruto do trabalho realizado na disciplina de Direitos Humanos e Educação para a diversidade do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Nele, se traz a memória de dez personagens brasileiros que deram a vida por direitos como terra, trabalho e dignidade humana de brasileiros e brasileiras na região norte do país, e que devem ser lembrados e apresentados para as novas gerações como verdadeiros lutadores pela pátria e pelos direitos dos brasileiros e brasileiras: indígenas, quilombolas, periféricos, trabalhadores, agricultores, educadores, enfim, o povo brasileiro.
Os atletas do JIFRO (Jogos do IFRO) desfilaram demonstrando o conjunto de atividades esportivas realizadas, anualmente, contemplando modalidades diversas nas duas categorias, masculino e feminino em que competem todas as unidades escolares do Instituto Federal. E, por fim, se apresentou na festividade municipal o pelotão de fechamento do desfile, composto pela equipe gestora e servidores federais e terceirizados. “Servidores que com dedicação procuram dar o melhor todos os dias em cada departamento do campus para o melhor processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos”, finaliza a Diretora-Geral Elaine Carvalho.
Redes Sociais