Campus Guajará-Mirim recebe palestras da “Patrulha Maria da Penha”

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h36 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h36 | Acessos: 70055

Patrulha Palestra 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, no dia 14‎ de ‎setembro‎, no miniauditório, recebeu a visita da Polícia Militar (PM-RO), por meio da Patrulha Maria da Penha. Eles realizaram palestra sobre violência doméstica para alunos dos Cursos Técnico em Biotecnologia e em Informática Integrado ao Ensino Médio, durante a tarde, e para a Graduação no período noturno.

Na palestra da “Patrulha Maria da Penha – em defesa da mulher”, em Guajará-Mirim, foram entregues materiais visuais muito interessantes para os alunos, como o “violentômetro”, e uma revista sobre violência doméstica elaborada pelo Governo do Estado de Rondônia, Polícia Militar de Rondônia e a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

“A palestra realizada pela Patrulha Maria da Penha foi uma experiência muito esclarecedora. Os policiais palestrantes trouxeram uma riqueza de conhecimento e experiência para os alunos dos 3° anos dos Cursos Técnicos em Informática e Biotecnologia, destacando a importância crucial da Lei Maria da Penha e seu impacto na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. A palestra também destacou a importância da conscientização pública e da educação contínua sobre a violência doméstica, para que todos possamos desempenhar um papel na prevenção e no apoio às vítimas. Como professor e coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus IFRO Guajará-Mirim, só tenho a agradecer à Equipe da Patrulha Maria da Penha pelo trabalho efetivo em campo nas ocorrências e por esse trabalho de conscientização nas escolas, ficamos gratos em recebê-los”, afirmou  Neemias Ferreira Hitotuzi.

Estudante do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, Ísis de Lima Pontes Pires comenta que “a palestra administrada pela PM trouxe pontos importantes para nós adolescentes. A PM demostrou o que é uma violência doméstica e que é um círculo, muitas pessoas acham que não existe esse círculo da violência, mas ele é vivido diariamente, e muitas das vezes quem sofre por ele não sabe nem que está se submetendo a isso. A presença da PM no Instituto fez os alunos ficarem cientes do que é uma violência e de como fazer a denúncia. A lei Maria da Penha salva vidas”.

A Patrulha Maria da Penha é uma equipe da Polícia Militar composta por policiais capacitados para o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que tenham em seu favor Medida Protetiva de Urgência. No Campus Guajará, foram palestrantes o 2° SGT PM Silvio, o Cabo J. Villar e o Cabo Ádria e Operação Shamar.

• Patrulha-Palestra_1
  • Patrulha-Palestra_10