Possibilidades e desafios na formação docente na Amazônia foi tema da I Semana das Licenciaturas no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 14h54 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 14h55 | Acessos: 65161

Campus Guajará Mirim Encontro de Licenciaturas 7

Durante os dias 03 a 06 de setembro foi realizada a I Semana das Licenciaturas no Campus Guajará-Mirim, cujo tema foi "Amazônia: possibilidades e desafios na formação docente". O evento teve como proposta se tornar um ambiente de socialização da construção/reconstrução de saberes nas áreas das licenciaturas, em que profissionais da educação, estudantes, grupos culturais e demais membros da comunidade, puderam divulgar e conhecer trabalhos e atividades que vêm sendo desenvolvidos na região de Guajará-Mirim.

A realização do encontro oportunizou ainda a divulgação da importância das tecnologias assistivas na educação e os meios disponíveis atualmente a fim de despertar o interesse na produção de recursos, serviços e produtos que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.

A coordenação do evento destacou a importância de um evento local que integrou e compartilhou os relatos de experiências dos programas de iniciação à docência ofertados pelo campus, além da divulgação dos trabalhos relacionados à construção de materiais didáticos, especialmente voltados a estes programas, a saber: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, Programa Institucional de Bolsas de Ensino de Iniciação à Docência - PROBEN/ID, Programa de Bolsa de Ensino-Residência Pedagógica - PROBEN/RP e Programa de Residência Pedagógica/CAPES. “Tivemos a participação de professores, licenciandos e demais membros da comunidade que aproveitaram a oportunidade para divulgar seus trabalhos e conhecer as atividades que vêm sendo desenvolvidas na região de Guajará-Mirim. Ficamos muito felizes por termos proporcionado quatro dias de evento através de uma programação diversa e voltada para momentos de reflexão sobre o ensino na nossa região, celebrando inclusive o Dia da Amazônia. Gostaríamos de deixar registrado nossos agradecimentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e ao 6º Batalhão de Infantaria e Selva - Comando de Fronteira do Exército - Guajará-Mirim, convidados externos que enriqueceram a programação do nosso evento", destacou a  professora Vanessa Lima Dias, uma das organizadoras do evento.

Programação

No primeiro dia de evento, domingo (03/09), em parceria com o Exército, foi realizada uma oficina com técnicas de sobrevivência na selva. No segundo dia (04/09), ocorreu a atividade de avistamento de aves do bioma amazônico na Serra do Parecis. Na sequência, a abertura oficial do evento foi realizada. O dia ainda foi de oficina de primeiros socorros demonstrativos para lidar com eventos/acidentes no cotidiano escolar realizada pelos Bombeiros do município, concurso de materiais didáticos, concurso de fotografias de ambientes naturais e a palestra “Direitos intrínsecos do Rio Laje - Komi - Memen”.

No terceiro dia (05/09), foi realizada a exposição de trabalhos em banner os quais são relacionados aos programas de iniciação à docência: residência pedagógica e PIBID, em seguida, minicursos. No quarto dia (06/09), ocorreu a premiação dos trabalhos; oficina da memória, da verdade e dos direitos humanos: construção de cartazes e faixas pelos ativistas dos direitos humanos e da natureza na Amazônia.

• Campus_Guajará-Mirim_-_Encontro_de_Licenciaturas_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Encontro_de_Licenciaturas_10