Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônia de posse de Diretora-Geral é realizada no Campus Guajará-Mirim

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 19h45 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 19h47 | Acessos: 58313

Campus Guajará Mirim Posse DG 1

Foi realizada na tarde de terça-feira (dia 29 de agosto), a cerimônia de posse da Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim. A professora Elaine Oliveira Costa de Carvalho segue na gestão até 2027. O evento, que ocorreu no pátio da unidade, contou com autoridades nacionais e internacionais, além de servidores e alunos do campus e de outras unidades.

Fizeram parte da mesa diretiva, além da professora Elaine Oliveira Costa de Carvalho e do Reitor Moisés José Rosa, o prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Rodrigues Uchoa, o Diretor-Geral da Unir - Campus Guajará-Mirim, Gabriel Cestari Vilardi, o Encarregado de Relações Internacionais da Universidad Autónoma del Beni “José Ballivián” (UABJB), Rolando Villar Anes e o presidente do grêmio estudantil, Márcio Murilo Silva. Na ocasião, os integrantes parabenizaram a recondução de Elaine ao cargo de Diretora-Geral e destacaram a importância da unidade educacional para a região e também as parcerias desenvolvidas junto ao Campus Guajará-Mirim.

Após o pronunciamento das autoridades da mesa diretiva, foi lido o termo de posse e assinado pela Diretora-Geral Elaine Oliveira Costa de Carvalho e pelo Reitor Moisés José Rosa. Elaine iniciou seu discurso recorrendo ao poema Identidade do poeta moçambicano Mia Couto que nos seus versos diz “Preciso ser um outro/para ser eu mesmo”. “É com essa metáfora do eu-outro que assumo mais este período de gestão como quem quer ser o “grão da rocha” e a “esperança do futuro”. Futuro este que, juntos, todos deste campus, precisamos construir da e para a sociedade de Guajará-Mirim, uma comunidade que vê no IFRO a oportunidade de melhorar o estado das coisas. Não há como pensar em gestão sem pensar numa identidade coletiva, em que os personagens todos compõem o conjunto, como se todos pertencêssemos à mesma orquestra, e quiséssemos preparar um repertório que pudéssemos chamar de nosso. Para isso, todos precisamos nos sentir pertencentes ao grupo. O poeta africano a que me referi, no início desta minha fala, leva-nos a refletir que cada um que queira ser ele mesmo precisa ser o outro, entender o outro, ser capaz de com e para o outro desenvolver ações neste espaço em que se formam pessoas. Nesse contexto, agradeço a cada pessoa que nos apoiou durante nossa campanha e que tornou possível estarmos aqui hoje. Ao mesmo tempo em que, reafirmo meu compromisso de fazer uma gestão para todos os alunos e servidores, independentemente de qualquer coisa, com o foco na contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, disse.

A gestora, que agora segue no cargo até 2027, ressaltou ainda que “nessa nossa orquestra, não quero e nem vou assumir aqui a função de Maestro, este que dita cada passo da melodia a ser criada. Mas sim, mais um músico do grupo, que contribui, tal qual os demais, de forma significativa para o resultado da melodia. Hora músico, hora organizador de palco, hora vendedor de ingressos, quiçá zelador, pois não há apresentação sem todas essas e muitas outras funções. Evidenciando o compromisso e a responsabilidade por mim assumida, aqui, diante de todos vocês. Faremos o possível, mas tentaremos até o impossível para conseguirmos alcançar nossos objetivos institucionais. Honrada com a responsabilidade recebida das mãos de todos vocês, quero por fim, convidar a cada uma servidora, a cada um servidor para que tome, apodere-se, empodere-se e toque o seu instrumento nessa orquestra chamada Campus Guajará-Mirim. Desejo para todos nós, as bênçãos divinas para que, juntos, façamos nosso trabalho, e possamos transformar muitas e muitas vidas!”.

Elaine Oliveira Costa de Carvalho

Natural de Colatina, Espírito Santo, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, migrou para Rondônia, juntamente com a família em 1985, diretamente para a cidade de Monte Negro, onde cresceu e viveu até o ano de 2001. É Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ariquemes, com Mestrado em Biologia Experimental e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal de Rondônia, além de Especialização em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia. A gestora tem 25 anos de experiência profissional, dos quais 24 foram dedicados à educação, sendo 3 como professora na rede municipal de educação de Monte Negro; 11 anos como professora da rede estadual de educação nos municípios de Monte Negro, Ariquemes e Porto Velho; e os últimos anos como professora EBTT no Instituto Federal de Rondônia, no qual já trabalhou nos Campi Colorado do Oeste, Ariquemes e Guajará-Mirim. “Minha experiência na gestão iniciou-se em 2010, no Campus Ariquemes, onde coordenei, por três anos, o Departamento de Extensão. Desde 2017, dedico meus esforços ao Campus Guajará-Mirim, atuando, por um ano, na Direção de Ensino e cinco anos na Direção-Geral. Nesse período, foram grandes os desafios, considerando que o campus estava em fase de implantação e, portanto, em plena organização administrativa e pedagógica”, destacou a gestora.

Sobre o Campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Guajará-Mirim contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2015, sendo oficialmente inaugurado em 10 de maio de 2016.

O campus possui atualmente 70 profissionais, sendo 47 docentes e 23 técnicos administrativos e 1.160 alunos matriculados em todos os níveis. O Campus Guajará-Mirim situa-se no bairro Planalto em uma área construída de cerca de 4249,74 m². Contando com estrutura moderna, o campus executa ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

 O Campus Guajará-Mirim atualmente oferta cursos de nível Técnico nas modalidades Integrado (Informática, Biotecnologia e Administração – modalidade EJA) e Subsequente (Enfermagem e Análises clínicas); e Licenciatura (Ciências com habilitação em Química ou Biologia, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas).

  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_10
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_11
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_12
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_13
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_14
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_15
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_16
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_17
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_18
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_19
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_2
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_20
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_21
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_3
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_4
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_5
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_6
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_7
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_8
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Posse_DG_9
Fim do conteúdo da página