Coletivo Estudantil Cultura da Paz vem realizando ações no Campus Guajará

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h06 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 15h06 | Acessos: 34775

Guajará1 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Guajará-Mirim, realizou atividades por meio do Coletivo Estudantil Cultura da Paz (COESCP). A iniciativa é de três alunos do 2° período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Alan Nunes Martins, Carliane Reis dos Santos e Melquisedeque Ribeiro Languidey. O público-alvo são alunos dos cursos técnico integrado ao ensino médio e de graduação da instituição.

O projeto foi aprovado no Edital 5/2023/REIT-PROEN/IFRO, de abril de 2023, em que o objetivo é apoiar a formação de coletivos estudantis que desenvolvam ações voltadas à inclusão, diversidade e combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz no IFRO, promovendo um espaço de diálogo em sinergia com a missão do IFRO, que possui como foco a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.

Com previsão de execução até o mês de dezembro de 2023, no projeto estão previstas algumas atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre. Uma delas ocorreu no dia 29 de agosto, quando foi feita a exibição do documentário “AmarElo é tudo para ontem”. Posteriormente, houve produção, apresentação artística e discussão relacionada à temática do curta.

Acompanhados pelo Professor de História, Wagner Tenório dos Santos, os estudantes do Coletivo Estudantil Cultura da Paz promovem discussões e fazem esclarecimentos acerca também de conceitos relacionados ao discurso de ódio com os discentes. Além disso, são realizadas ações que estimulem a promoção da cultura de paz no IFRO Campus Guajará-Mirim.

Para o docente, ações com essa natureza dentro da instituição são importantes. “Pincipalmente entre nossos alunos, uma vez que a troca de experiências e informações são bases para a construção de novos saberes e a desconstrução de preconceitos. Nesse sentido, promover ambientes que proporcionem melhorias em nossas relações e o entendimento de certos conceitos e opiniões são fundamentais para arquitetarmos uma sociedade que priorize relações baseada na harmonia e respeito para com o outro”, avalia Wagner.

Segundo os acadêmicos Alan, Carliane e Melquisedeque “essa tem sido uma forma de construir conhecimentos, proporcionar experiências e reflexões com e entre os alunos sobre a importância da promoção da cultura da paz em nossa sociedade”. Eles ainda aproveitam para convidar alunos a participarem das ações realizadas pelo Coletivo. Em breve serão divulgadas outras atividades previstas no projeto.

• Guajará10
  • Guajará11