Projeto do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Campus Guajará-Mirim é aprovado para a segunda fase do programa Sinapse da Bioeconomia 2023

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h24 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h31 | Acessos: 29334

Campus Guajará Mirim Projeto CIT

Os estudantes do 2º ano do curso técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, estão comemorando a aprovação para a segunda fase do Programa SinapseBio 2023 com o projeto "Ecoplaint", desenvolvido por meio do Centro de Inovação Tecnológica da unidade. A iniciativa se destacou entre mais de 200 projetos inscritos e agora avança para a etapa de incubação, concorrendo por uma das 70 vagas disponíveis.

O Coordenador do projeto, professor Júlio Lopes, enfatiza a importância dessa conquista para a instituição e para a formação dos alunos. "Estamos extremamente orgulhosos do avanço do projeto 'Ecoplaint' para a segunda fase do Programa SinapseBio. Isso não apenas valida o trabalho árduo e a criatividade dos nossos alunos, mas também demonstra o potencial que a nossa instituição tem em promover inovação e empreendedorismo. O apoio do IFRO é fundamental para que projetos como esse ganhem vida e façam a diferença na nossa comunidade", destaca.

Ecoplaint

De acordo com Júlio, o projeto "Ecoplaint" não apenas se destaca por sua relevância ambiental, mas também pelo impacto que pode gerar na formação dos alunos. O desenvolvimento da plataforma envolve habilidades técnicas, trabalho em equipe e pensamento inovador, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para contribuir positivamente com a sociedade. A próxima etapa do programa consiste na incubação dos projetos selecionados, oferecendo mentoria, capacitações e recursos para o desenvolvimento das ideias. “Esperamos que o projeto ‘Ecoplaint’ possa não apenas conquistar uma vaga na fase de incubação, mas também se tornar uma referência de inovação e sustentabilidade na região, inspirando outros jovens a buscar soluções criativas e impactantes para os desafios do nosso tempo”, reforça o docente.

Sobre o SinapseBio 2023

O programa Sinapse da Bioeconomia, desenvolvido pela Plataforma Jornada Amazônia e executado pelo Instituto Certi, é um programa de pré-incubação que pretende fomentar a cultura empreendedora e a inovação tecnológica direcionadas para a preservação da floresta em todos os estados da Amazônia Legal.  “Representa uma oportunidade para que os alunos do IFRO possam transformar suas ideias em soluções concretas e contribuir para a sociedade. O projeto "Ecoplaint" se destaca por sua proposta de desenvolver uma plataforma que visa a coletar informações sobre o meio ambiente, disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade e possibilitar a denúncia de crimes ambientais”, explica Júlio.