Carreta do Hospital de Amor faz visita ao Campus Guajará-mirim

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 09h16 | Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 09h16 | Acessos: 43417

CarretaHospitaldeAmor 6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, recebeu a visita da Carreta do Hospital de Amor entre os dias 4 e 7 de julho de 2023. Foram realizados atendimentos e exames de mamografia em mulheres de 40 a 49 anos (com indicação de ser realizado anualmente), 50 a 69 anos (a cada dois anos), além do exame Papanicolau em mulheres de 25 a 64 anos. No total foram realizados 390 preventivos e 239 mamografias.

E os participantes que tornaram essa ação possível foram 12 acadêmicos do Curso Técnico de Enfermagem, mais 2 professores – José Uiebeni Ramos Lemos (professor substituto no Campus Guajará-Mirim e Coordenador da Atenção Básica de Guajará-Mirim) e Teresa Cristina Salustiano da Costa Melgar –, 1 Enfermeira, 2 Técnicos de Radiologia e Profissionais que atuam na carreta do Hospital de Amor.

José Lemos explica que a ação visa proporcionar de forma rápida e de fácil acesso à comunidade externa exames que somente ocorreriam mediante regulação. “Essa parceria é mais uma ação de saúde da Secretária Municipal de Saúde, juntamente com o Hospital de Amor e Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-Mirim, que permitirá tanto à comunidade acadêmica como à comunidade do entorno uma oportunidade de realizar o acompanhamento necessário para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, por meio de diagnóstico em unidade de referência no tratamento do câncer”, afirmou.

O espaço da carreta do Hospital de Amor é projetado para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de Papanicolau (para detecção do câncer de colo do útero) e mamografia. No IFRO Guajará-Mirim a ação disponibilizou 400 preventivos e 240 mamografias.

Algumas pacientes estão fazendo os exames pela segunda vez. “Ano passado eu fiz os exames e fui bem atendida. É muito bom ter esses exames em Guajará. Assim, a mulher pode ter uma boa saúde e se prevenir”, opinou uma das mulheres atendidas.

• CarretaHospitaldeAmor_1
  • CarretaHospitaldeAmor_2