Equipes do Campus de Guajará-Mirim são semifinalistas em desafio nacional "Liga Jovem" do Sebrae

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 14h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 14h56 | Acessos: 129239

Campus Guajará Mirim Desafio 2

Duas equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus de Guajará-Mirim, classificaram-se como semifinalistas no desafio nacional "Liga Jovem" do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As equipes "Wari ko Wakran" e  "Double First" são as únicas do estado de Rondônia e entre os dias 20 a 25 de março  irão para São Paulo competir na final do desafio com equipes de todo o Brasil. As seis equipes vencedoras irão para Madrid, Espanha.

A equipe "Wari ko Wakran" é composta pelos alunos Ana Júlia Stelzenberger, Antonio Fernandes, Luna Campolina, Victória Gonçalves e Wernnon Ruiz, orientada pelo Professor Ranieri Braga. E a equipe "Double First" é composta pelos alunos Henrique Marques, Rafael Maia, Ronald Deivid e Talison Justiniano da Silva, orientada pelo Professor Higor Santana.

A primeira etapa foi realizada de forma on-line e ocorreu no próprio município de Guajará-Mirim. As atividades foram desenvolvidas nos meses de novembro e dezembro de 2022 e a divulgação dos resultados ocorreu em 10/01. Para o Professor Ranieri Braga, a participação do campus no evento demonstra a capacidade do IFRO, por meio de seus estudantes e professores, de gerar inovação e oportunizar que ela seja incorporada junto à sociedade, cumprindo o papel do IFRO de formar profissionais preocupados com o desenvolvimento da sociedade. Esta ação dialoga diretamente com o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Segundo o Professor Higor Santana, da área de Administração, o Desafio Liga Jovem proporcionou o desenvolvimento de habilidades e competências junto aos participantes, principalmente relacionadas à liderança, determinação, empatia, foco, responsabilidade, dentre outros. “Além disso, proporcionou a aplicação do conhecimento teórico aprendido em sala de aula em uma proposta de inovação para resolução de um problema da comunidade local", complementou o docente.

Victória Gonçalves, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Informática e integrante do projeto Wari Ko Wakran, diz que "desde que ficamos sabendo do desafio, ficamos muito animados, principalmente por sabermos que poderíamos ajudar outras pessoas da comunidade, e também viajar com nossos colegas. Convidamos então nosso Professor Ranieri Braga dos Santos e formamos a Wari ko Wakran, que significa 'gente que faz barulho' na linguagem Wari. O grupo desenvolveu o projeto do aplicativo ‘Me Achei’, que consiste na elaboração de um mapa da cidade de Guajará-Mirim, que apontará alguns locais importantes como a FUNAI, a SESAI, o Consulado Boliviano, o IFRO, a UNIR, entre outros que terão seus nomes devidamente traduzidos para o espanhol e para o Wari. Estamos muito felizes com a evolução e o alcance que tivemos, principalmente por sabermos que além de nós, também terá a equipe Double First [orientada pelo Professor Higor Santana] representando o Campus Guajará-Mirim na cidade de São Paulo, em março".

Sobre o Desafio

O Liga Jovem Sebrae é uma competição entre equipes de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias. Mais informações do Desafio podem ser consultadas: https://www.institutoidf.org/desafioligajovem/

• Campus_Guajará-Mirim_-_Desafio_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_Desafio_2