Alunos do Campus Guajará-Mirim são atendidos por edital de tecnologias educacionais assistivas

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 18h07 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 18h07 | Acessos: 115556

Foto Tecnologia Assistiva GuajaráNos anos de 2021 e 2022, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, atendidos pelo Napne (Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais), puderam concorrer ao edital específico para a compra de tecnologias educacionais assistivas. O edital previa a disponibilização de até R$ 2.000,00 para aquisição de produtos, equipamentos, dispositivos, software, aplicativos e recursos que tivessem por objetivo promover a funcionalidade relacionada à atividade escolar: autonomia, qualidade educativa, aprendizagem e inclusão escolar.

Nos dois editais lançados foram contemplados oito alunos do campus. As tecnologias assistivas voltadas para a área educacional têm por objetivo desenvolver as potencialidades, autonomia e independência dos estudantes por meio de recursos, produtos e serviços que possibilitem ao estudante com deficiência a participação nas várias atividades educacionais desenvolvidas na escola. Dessa forma, o IFRO, por meio dos Napnes, publicou um edital voltado à aquisição de tecnologias assistivas educacionais de modo a proporcionar aos alunos a permanência, garantir a participação com aprendizagem e bom desempenho acadêmico durante o tempo regular do seu curso.

Na avaliação dos servidores que compõem o Napne, ao lançar editais como esse, o IFRO Guajará-Mirim reafirma seu compromisso com a inclusão e demonstra que para realmente incluir os alunos com necessidades educacionais específicas não basta somente permitir que eles sejam matriculados, mas principalmente dar a eles condições de se desenvolverem, de serem atendidos com equidade e ajudá-los a perceber que é possível eles se desenvolverem com independência e autonomia desde que respeitadas suas especificidades.

“O acesso às tecnologias assistivas, possibilitado pela oferta de editais no IFRO, garante aos discentes com necessidades específicas a equidade na participação e permanência em programas institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão. No eixo Pesquisa, destaca-se que a comunicação é fonte primordial do fazer ciência. Desta forma, a aquisição de softwares e hardwares que garantam a todos os discentes uma proximidade ao conhecimento e a comunidade científica também são relevantes vantagens desta modalidade de editais”, afirma o Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp/IFRO/Guajará), Marcos Barros.

“Ser contemplada pelo edital para receber auxílio financeiro para concessão de Tecnologia Assistiva foi uma conquista que o IFRO me proporcionou. Tenho baixa visão e sou atendida pelo Napne. Por meio do edital aberto em 2021 foi possível eu adquirir uma lupa eletrônica e um ampliador de tela, recursos que facilitam na execução das atividades, auxiliando-me nas leituras e estudos, proporcionando-me melhor aprendizagem e desempenho acadêmico”, diz a acadêmica Rosenilda Canamari, da Licenciatura em Ciências Biológicas.

• Foto_Tecnologia_Assistiva_Guajará
  • Foto_do_Material_Dourado_-_Tecnologia_Assistiva_Guajará