Estudantes do curso técnico em Enfermagem do Campus Guajará-Mirim participam de projeto de extensão em Unidade Básica de Saúde

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 18h57 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 18h58 | Acessos: 122211

Projeto de extensão Campus Guajará Mirim 2

Professores e estudantes do curso técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim estão desenvolvendo o projeto de extensão “Orientações de atenção à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal” com uma equipe de Estratégia Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde Carlos Chagas, no município de Guajará-Mirim/RO. Participam da ação educativa e extensionista gestantes e acompanhantes.

Participam do projeto, que objetiva auxiliar no fortalecimento à Atenção Primária à Saúde e estabelecer o vínculo acadêmico na comunidade, as discentes Angêla Maria B. Vaz, Enileide Marques Neves e Victória K. S. dos Santos e as professoras  Aline Ferreira da Costa Nery  e Cíntia Shiarishi.

Os encontros de rodas de conversas têm contemplado gestantes e acompanhantes, com conteúdos vivenciados na prática das mulheres no período pré-natal, do parto e do puerpério, tais como: cuidados de higiene e do coto umbilical do recém-nascido e aleitamento materno (benefícios para a família e sociedade, posições correta e forma adequada de amamentação).

A estudante colaboradora do projeto Enileide Marques relata que "o projeto está sendo muito significativo e prazeroso". A discente Ângela afirma que "está muito feliz em participar do projeto e que tem sido significativo." Para Victória Caroline, "está sendo um grande aprendizado, vivenciado na prática, fora da sala de aula".

A Professora Aline Nery reforça que "esse projeto tem sido importante, pois as alunas conseguem ter o contato com a realidade das unidades de saúde, com as equipes e com os usuários do SUS, ampliando seus conhecimentos teóricos vivenciados de forma prática, fortalecendo o ensino-serviço-comunidade."

A docente Cíntia destaca que as gestantes e acompanhantes estão bem participativas nos encontros e “dizem que muitas orientações são novas e que estão gostando dos encontros de rodas de conversas”.

• Projeto_de_extensão_-_Campus_Guajará-Mirim_1
  • Projeto_de_extensão_-_Campus_Guajará-Mirim_2