IFRO reúne comunidade em Guajará-Mirim no Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h03 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h03 | Acessos: 112750

Campus Guajará Mirim EICIT 1

O V Encontro de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (EICIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, reuniu mais de 1.050 participantes, que se inscreveram em mais de 36 atividades e no I SIMPOS (Simpósio da Pós-Graduação). E foram avaliados 26 trabalhos no formato de resumo simples, que irão compor os anais do evento.

Realizado nos dias 13 e 14 de outubro, a proposta foi de construir um ambiente de socialização da construção/reconstrução de saberes nas diversas áreas do conhecimento em que profissionais da educação, estudantes e demais membros da comunidade tiveram a oportunidade de divulgar e discutir trabalhos científicos que vêm sendo desenvolvidos na região e participar de palestras e minicursos nas mais diferentes áreas de conhecimento.

A programação contou com a participação de pesquisadores do IFRO, UNIR (Universidade Federal de Rondônia), IFAC (Instituto Federal do Acre), UFAC (Universidade Federal do Acre) e IFMT (Instituto Federal do Mato Grosso). O V EICIT é uma iniciativa institucional simultânea e alinhada a 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano trabalha o “Bicentenário da independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O ambiente foi de popularização da ciência com exposições, palestras, oficinas e minicursos, objetivando evidenciar os esforços científicos de brasileiros para muito além destes últimos dois séculos.

Para o Professor de Administração Claudecir Ancelmo da Silva, “o EICIT veio colaborar no sentido de aproximar alguns atores da sociedade da produção e difusão do conhecimento. Nesse sentido, reitero meu apoio incondicional a eventos do tipo”. O acadêmico do terceiro período da Licenciatura em Ciências Biológicas, Emerson Vinicius Pereira Duarte, diz que “o V EICIT mostrou-se de suma importância, justamente para saber mais sobre os projetos realizados no campus, dando incentivo grande para inovar na ciência. Após dois anos sendo realizado de forma on-line, este ano o evento teve uma proporção maior, assim como mais colaboradores, o que possibilitou ter mais atividades a serem desfrutadas. Espero que o evento possa continuar crescendo e mostrando o quão bom é colaborar com a ciência, assim como aprender bem mais sobre diversas áreas do conhecimento”.

Késsya Salvador Duarte, também da Licenciatura em Ciências Biológicas, ressaltou que no evento “os participantes têm acesso a atividades multidisciplinares, dessa forma os conteúdos promovem uma interação que possibilita o aprendizado e construção de novos conhecimentos”. A realização do V EICIT contribui na formação acadêmica dos discentes do IFRO Campus Guajará-Mirim e das demais instituições envolvidas, despertando o senso crítico, científico e tecnológico e mostrando à comunidade em geral o potencial do IFRO e parceiros e como estão contribuindo para o bem-estar da sociedade.

Nas palavras da Diretora-Geral do IFRO Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, “a quinta edição do EICIT trouxe contribuições muito significativas para os participantes, graças a um esforço conjunto de muitas pessoas, servidores, colaboradores externos e alunos, seja na comissão organizadora, ou ministrando palestras e minicursos, ou ainda sendo monitores durante todo o evento. Foi gratificante ver o empenho de tantas pessoas com um único objetivo”.

Para o Coordenador do evento, Marcos Barros, “depois de dois anos de eventos on-line, o V EICIT marcou o retorno das atividades presenciais de pesquisa (e também de ensino e extensão) do campus, congregando em um só lugar pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais. Não se avalia a qualidade de eventos como estes com apenas números, mas também pelo feedback positivo de nossa comunidade e parceiros, o que tem ocorrido quase que todos os dias que sucederam as atividades”.

• Campus_Guajará-Mirim_-_EICIT_1
  • Campus_Guajará-Mirim_-_EICIT_10