Napne do Campus Guajará-Mirim oferta capacitação aos pais dos discentes atendidos

Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2022, 17h38 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2022, 17h38 | Acessos: 143903

Campus Guajará Mirim Capacitação Napne

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, ofertou uma capacitação aos pais dos estudantes atendidos pelo setor com o objetivo de ajudá-los a conhecer melhor os sistemas SUAP, IFRO Mobile e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como essas ferramentas são usadas no processo de formação dos alunos.

Os pais e responsáveis pelos alunos do técnico integrado ao ensino médio participaram das atividades dias 7 e 8 de julho de 2022. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes para desenvolver responsabilidade e qualidades que serão úteis na vida adulta. No decorrer do primeiro semestre foi percebido que alguns pais sentiram dificuldades em acompanhar o processo de aprendizagem dos filhos e que em alguns casos ficavam perdidos sem saber como consultar se o filho estava tendo atividades acadêmicas, se estavam cumprindo os prazos e quais as notas obtidas.

A ação contribuiu para identificar as principais dificuldades dos pais e responsáveis no uso do AVA, SUAP e Mobile e tentar ajudá-los, individualmente, apresentando quais são as principais funcionalidades desses sistemas que são úteis para eles acompanharem a vida acadêmica dos filhos. “O SUAP e o AVA são excelentes guias para nos auxiliar nos processos administrativos e acadêmicos no Instituto. Acessando esses sistemas, eu consigo acompanhar junto com meu filho as agendas, boletim, locais e horários de aula, atividades e várias outras coisas”, explica Francisca Souza Paiva.

A instituição adota tecnologias para finalidades diversas, de aulas a verificação de notas de forma on-line, resultando na necessidade de que mais pessoas saibam usar os sistemas no acompanhamento dos processos acadêmicos. “Quando precisei tirar uma declaração, já consegui tirar sozinha, isso facilita para a gente, porque temos nossa rotina do dia a dia, às vezes temos que trabalhar e estudar. Para nós, pais, é muito importante aprender o SUAP e o AVA para conseguir ajudar nossos filhos. Foi muito bom aprender”, afirmou  Joana de Souza Costa Aricapu.