Retorno das aulas presenciais no Curso Técnico Subsequente em Enfermagem propicia integração por meio das aulas práticas

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 10h40 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 12h29 | Acessos: 69848

Aulas Práticas do Técnico em Enfermagem 1Com o retorno das aulas presenciais, estudantes e docentes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, estão realizando momentos de integração nas aulas práticas. O curso é ofertado na modalidade subsequente ao ensino médio, para alunos que concluíram o ensino médio. A duração mínima do Curso o Técnico em Enfermagem é de quatro semestres.

A Diretora-Geral do IFRO Campus Guajará-Mirim, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, comenta ser “muito prazeroso ver os alunos circulando pelos espaços do campus novamente, podendo usufruir de tudo o que nós podemos oferecer. É visível o contentamento e envolvimento da turma que, para recuperar o tempo perdido, está fazendo aulas também no período vespertino. Essas aulas, além de importantes para a formação do futuro Técnico em Enfermagem, inauguram o referido laboratório, montado durante o período pandêmico”.

O Coordenador do Curso Técnico em Enfermagem, Douglas Moro Piffer, explica que muitas atividades, especialmente as aulas práticas do eixo profissionalizante do curso, foram interrompidas durante o período de pandemia, mas que as cargas horárias estão sendo integralizadas para que no segundo semestre de 2022 os alunos possam realizar o estágio supervisionado junto às Unidades de Saúde de Guajará-Mirim conveniadas ao IFRO, e assim possibilitar a formatura das turmas 2020 e 2021 simultaneamente em janeiro de 2023.

Laboratório de Semiologia e Semiotécnica

Segundo a Professora Aline Ferreira da Costa Nery de Lima, “a disciplina de Semiologia e Semiotécnica tem por objetivo utilizar os conhecimentos técnico-científicos para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao cuidado integral do ser humano, família e comunidade no processo saúde-doença. É a disciplina em que os discentes aprendem os procedimentos básicos da profissão de Técnico de Enfermagem. A disciplina de Enfermagem em Saúde do neonato, criança e adolescente, tem por objetivo oportunizar aos alunos condições para conhecer o embasamento teórico e prático necessários para a atenção integral ao neonato, à criança e ao adolescente no processo saúde-doença”.

A Professora Aline mostra que o objetivo das aulas práticas é proporcionar ao acadêmico a aproximação da teoria e da prática, com aplicação de técnicas em enfermagem de modo a torná-los melhor preparados para o exercício da profissão. E durante o primeiro semestre do ano ocorreram momentos de grande aprendizagem. “Nestes dois anos de pandemia, com aulas apenas remotas, as aulas práticas do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem foram suspensas. Com o retorno das aulas presenciais, os alunos puderam conhecer o Laboratório de Semiologia e Semiotécnica, em que fazem todas as aulas das disciplinas Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem em Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente”, diz a docente.

Para Carlos Alberto Medeiros da Silva, discente da turma 2020, após as aulas teóricas virtuais, agora eles estão tendo a oportunidade de conhecer o laboratório e começaram as atividades na prática, mesmo sem estar totalmente concluído o laboratório já atende as necessidades da turma, e a Professora Aline conseguiu passar para os discentes o será que de fato importante na atuação profissional do Técnico em Enfermagem.

A aluna Jaqueline da Conceição Rodrigues da Silva diz estar muito feliz pela oportunidade de fazer esse curso, o qual já almejava há muito tempo, com docentes muito atenciosos e capacitados, fazendo com que as aulas práticas sejam de alta qualidade, propiciando o aprendizado em sua totalidade.

A Diretora de Ensino do Campus Guajará-Mirim, Enísia Soares, ratifica a importância das aulas práticas, pontuando que essas garantem ao discente a oportunidade de se autodescobrir como profissional da saúde, de “experimentar” a profissão, de vivenciar habilidades como responsabilidades que lhes são conferidas, tão essenciais para a formação do futuro técnico em enfermagem.

• Aulas_Práticas_do_Técnico_em_Enfermagem_1
  • Aulas_Práticas_do_Técnico_em_Enfermagem_2