Núcleo de Arte e Cultura do Campus Guajará Mirim realiza a culminância do Projeto CurtArte

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 18h55 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 18h57 | Acessos: 254842

CurtArte 10.11.2021 50

Um evento fechou o Projeto “CurtArte” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim. Realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), foi transmitido on-line na noite de 10 de novembro, via Google Meet. O projeto foi aprovado pelo edital 15/PROEX/REIT/2020, sendo neste último dia apresentados os resultados para a comunidade acadêmica e externa do IFRO.

Segundo a Coordenadora do “CurtArte” e do NAC, Marcela Lima, o projeto realizou diferentes ações: rodas de conversas, oficinas de dança, canto, música e a I Gincana Cultural de forma virtual. O evento foi permeado por diferentes atividades culturais, declamação de poemas e mostra dos trabalhos artísticos e videográficos da dança (vídeo dança) e música (canto) como resultado das diferentes oficinas ofertadas durante o projeto com diferentes profissionais e artistas.

A docente explica que as ações do primeiro Núcleo de Arte e Cultura dos Institutos Federais de Rondônia vêm recebendo a contribuição de diferentes profissionais e pesquisadores de várias regiões do país ampliando ainda mais o debate e a produção de conhecimento em Arte para a comunidade interna e externa do Campus de Guajará-Mirim.

O projeto iniciou-se efetivamente em março de 2021, as oficinas de canto ficaram sob a responsabilidade dos Professores do IFRO Campus Guajará-Mirim, Daniella da Silva Sousa e Carlos André; da Professora e monitora de canto da EMAC/UFG – Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás Paula Arrais; e do Professor de Música do IFRO Campus de Ariquemes, Manoel Sampaio Schiavi. Também contribuiu para a gravação final com seu violão o Professor do IFRO Campus de Guajará-Mirim, Neemias Hitotuzi.

As oficinas de Dança ficaram sob a responsabilidade do Professor do IFSUL Campus Venâncio Aires, Marcio Rodrigues; da Professora de dança e bailarina do Estado do Ceará, Jayanne Diniz; e da Professora Coordenadora Marcela Lima. “Diante de tanta atrocidade que a gente vem vivendo e que temos sentido na pele, a arte ainda é o que nos permite a cura, e a dança é um bálsamo para o corpo. Emocionei-me com o vídeo de encerramento, edição, música, cores (e ausência delas), como tudo se costurou a lindas movimentações”, afirmou Jayanne.

No que se refere à criação das obras videográficas (canto, música e dança), segundo a Professora Marcela Lima: “foi maravilhoso ver o resultado final do projeto e pretendemos a divulgação das obras em diferentes eventos no decorrer do ano de 2022. Todos os participantes estão de parabéns, foi uma ótima oportunidade de realizar atividades artísticas e prazerosas utilizando as novas tecnologias como instrumento de criação”.

De acordo com a Professora de Sociologia do Campus Guajará-Mirim e vice-coordenadora do NAC, Maria das Graças Freitas de Almeida, “o Projeto CurtArte desenvolveu ações muito importantes para o aprendizado e para o desenvolvimento humano, interagindo o sujeito com o meio vivenciado, despertando curiosidades e protagonismos nos discentes. Na culminância do projeto, o público presente emocionou-se com as canções, relatos, danças coletivas e individuais. Além, dos momentos inesquecíveis de alegria, união e empatia da equipe. Parabéns para todos os envolvidos nesse trabalho fundamentado em afetos, esperança na vida e solidariedade ao próximo”.

O Projeto teve como bolsistas os alunos: Raphael Aguiar e Maurício de Oliveira Pinto Júnior. A aluna Fabiane Artuso de Farias é participante do projeto e responsável juntamente com o bolsista Maurício Júnior pela criação e edição do vídeo de dança. “O evento para mim foi maravilhoso e gratificante, poder descobrir novas maneiras de fazer arte que tanto amo e conhecer pessoas tão queridas que ministraram as oficinas é uma parte de minha vida que nunca vou esquecer. Agradeço demais a toda coordenação do projeto por permitir que eu fizesse parte de uma coisa tão bonita, dançar com meus colegas, sentir essa vibração tomar conta do nosso corpo e descobrir talentos foi a parte mais divertida de toda essa trajetória, espero em breve ter mais experiências como esta, que a arte que está presente na nossa vida nunca desapareça dos nossos corações”, comenta a discente.

Os participantes das oficinas envolveram alunos dos primeiros, segundos, terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus e, também, de alunas egressas. O Projeto CurtaArte objetivou a realização de oficinas, exposições, apresentações e produções artísticas produzidas pelos discentes do IFRO Campus Guajará-Mirim. Além disso, a continuação, manutenção e ampliação das ações do NAC como campo de afetação, reflexão, criticidade e inspiração criativo-poética-imagética.

“O CurtaArte dialogou diretamente com o Instituto Federal de Rondônia enquanto instituição voltada à formação básica, profissional, científica e tecnológica, acreditando que a articulação entre Arte e Cultura deve-se apresentar para além de uma perspectiva instrumental e funcionalista. Sendo assim, o NAC/Guajará-Mirim está atento aos aspectos da transversalidade, interdisciplinaridade e interculturalidade, articulados à realidade e ao contexto no qual estão inseridos. Dessa forma, objetivamos dar continuidade às ações do Núcleo, que desde sua criação, possibilitou a promoção do exercício da criatividade, do protagonismo de todos os seus agentes (discentes, docentes, artistas e pesquisadores) e no direito ao acesso, produção e fruição em arte, afirmando e legitimando as noções de pertencimento e reconhecimento das identidades e da cidadania cultural/local”, finaliza Marcela.

• CurtArte_10.11.2021_11
  • CurtArte_10.11.2021_15