Coordenação UAB

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 15h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 08h19 | Acessos: 164

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação à distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação à distância em localidades estratégicas.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.A meta prioritária do Sistema UAB é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, por isso, as ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.

Em janeiro de 2018, o IFRO aderiu ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB /CAPES/MEC. Esta parceria proporciona a maximização da oferta de cursos superiores à distância em todo o Estado de Rondônia, com o foco central na formação dos professores. Atualmente Rondônia possui 6 polos EaD pertencentes a Capes/MEC, sendo eles alocados nos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Ariquemes, Ji-Paraná, Buritis e Chupinguaia. A meta da DEaD/IFRO é ampliar a oferta de cursos superiores EaD, estendendo para todos os polos EaD do IFRO. Em julho de 2018 todos os campi do IFRO também foram transformados em Polos associados da UAB/CAPES, passando a ter condições de ofertar nos próximos editais da CAPES os cursos oriundos da parceria. A proposta inicial para a primeira oferta de cursos de Formação de Professores em Rede foi realizada em parceria com 13 (treze) Institutos Federais do Brasil, com a participação dos seguintes representantes: (IFMA, IFSUL, IFRO, IFMT, IFCE, IFRN, IFG, IFGoiano, IFsuldeminas, IFRJ, IFAP, IFSP, IFAM). Em agosto de 2018, o IFRO recebeu um convite da SETEC / MEC para iniciarmos uma proposta para oferta de curso em REDE de Pós-graduação lato sensu.

Esta oferta inicial contará com o fomento da Universidade Aberta do Brasil – UAB, o qual o IFRO já é credenciado. Em setembro, diante da parceria firmada em rede, O IFRO ofertou 500 vagas para cursos de licenciatura EAD, sendo 300 vagas para o curso de Pedagogia e 200 vagas para o curso de Formação Pedagógica, com alcance em todo o Estado, beneficiando toda comunidade rodoniense, inclusive os nossos servidores e alunos egressos do IFRO.