sei mobile 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) lançou o SEI Mobile, a versão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) que pode ser utilizada nos dispositivos móveis (smartphones ou tablets). O acesso remoto visa oferecer celeridade para tramitar processos, sobrestar, dar ciência e até assinar documentos.

Conforme o Presidente da Comissão do SEI (CISEI/IFRO), Hélio Souza de Oliveira, o “aplicativo do SEI para dispositivos móveis é mais uma facilidade de acesso proporcionada ao servidor. Como o SEI tem a característica de ser acessado pela web, a usabilidade pelos navegadores de celulares fica comprometida por conta do tamanho da tela destes dispositivos. Com a versão mobile, as funcionalidades foram adaptadas para uso em dispositivos móveis e garantem uma experiência de melhor interação com o usuário. Há outros módulos de integração ao SEI que estão em fase de homologação pela DGTI (Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação), tais como Consulta Pública, OCR Server, Peticionamento Eletrônico e Extensões para navegadores, que em breve serão disponibilizados para aumentar a produtividade desta ferramenta”.

A atualização no Sistema ocorreu no dia 23/02, com o intuito de habilitar a utilização do ambiente Mobile, possibilitando a todos os servidores do IFRO o uso em outras plataformas. Segundo a DGTI, este é um incentivo ao uso de novas tecnologias para o trabalho do IFRO. Segundo o Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Erlan Fonseca de Souza, além de “dinamizar os trabalhos no IFRO relacionados aos processos, a qualquer hora e em qualquer lugar pode-se ter acesso ao sistema e dar andamento a um processo não sendo necessário mais aguardar a oportunidade de acessar a partir de um computador”.

Na lista dos documentos mais gerados no SEI IFRO nos dois primeiros meses deste ano estão no topo comunicação/público interno; registro de diplomas; área de pessoal (diárias e passagens, progressões por mérito, retribuição por substituição remunerada, e outros); comunicação/público externo, etc.

Conforme informações da CISEI, futuramente será realizada avaliação dos resultados do projeto, mas já é possível notar a redução de gastos com material de consumo e a redução no tempo de atendimento dos processos, o que traz benefícios diretos à comunidade escolar.

A ferramenta de gestão traz também outras vantagens, como a transparência para as atividades institucionais. O analista em TI na Reitoria, Bruce Fábian Reis Albuquerque, diz que a nova plataforma contribui para promover “de forma facilitada, mais um meio de acesso aos processos e documentos institucionais”.

O link para acesso via navegador é este: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mpdg.sei. E para o usuário que está em seu smartphone basta acessar a loja de aplicativos do mesmo e pesquisar por "SEI!" e fazer a instalação.