Dúvidas Frequentes

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2019, 17h52 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 10h25 | Acessos: 124

Perguntas Frequentes

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é a CPA e qual o seu papel na instituição. Assim, descrevemos abaixo algumas perguntas para te ajudar a entender melhor o papel desta Comissão que contribui para a gestão, diminuir as dificuldades e aumentar a eficiência do ensino, da pesquisa e da extensão. Seja parte do processo de melhorar e fortalecer o IFRO. Participar é dever institucional e direito de todos!

O que é CPA?

CPA quer dizer Comissão Própria de Avaliação. É uma comissão obrigatória nas instituições de ensino superior com autonomia em relação a outros conselhos e demais órgãos colegiados. A CPA é composta por membros eleitos, cuja representatividade abrange estudantes, professores e servidores técnico-administrativos do IFRO, havendo também membros da sociedade civil organizada.

O que faz a CPA?

A CPA planeja e executa ações de autoavaliação do IFRO. Isso quer dizer que CPA é responsável por coordenar anualmente o levantamento de informações internas dos mais diversos setores da instituição, partindo da elaboração do método de avaliação, passando por sua implementação junto à comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos) e pela análise dos resultados obtidos.

Qual a importância da CPA?

Todas as ações da CPA têm como fundamento apurar, com veracidade e transparência, demandas, avanços e fragilidades do IFRO, valorizando opiniões e sugestões daqueles que vivenciam o Instituto. A finalidade é compilar num relatório com dados acadêmicos, sociais e de gestão que possibilitem ao IFRO traduzir e compreender sua realidade. É a partir dessa reflexão que políticas de planejamento administrativo e pedagógico são mais bem norteadas, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo IFRO.  O relatório produzido pela CPA também é instrumento indispensável que orienta o INEP/MEC durante os processos de reconhecimento dos cursos e de recredenciamento da instituição.

Como posso colaborar com a CPA?

Todos os membros da comunidade acadêmica podem contribuir com a CPA e, dessa maneira, atuar efetivamente no engrandecimento do mérito e do valor do IFRO. São várias as maneiras de colaboração com a CPA: i) participando como membro efetivo da comissão; ii) participando dos processos de votação para sua composição nos períodos de eleição; iii) reiteradamente respondendo aos questionários de autoavaliação do IFRO com cordialidade e com responsabilidade.

Ficou alguma dúvida?