Unidades do IFRO promovem Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 10h14 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h33 | Acessos: 1128

SNCT na reitoria 5A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) contou com diversos eventos realizados na Reitoria e nos campi do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).

Na programação, a SNCT do Campus Cacoal ocorreu entre 14 e 20/10, no Campus Vilhena aconteceu de 16 a 19 de outubro, no Campus Jaru foi de 22 e 24/10, no Campus Porto Velho Calama de 21 a 25/10 e o Campus Guajará entre os dias 17 e 18/10. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp/IFRO) está contabilizando o número de palestras, minicursos, oficinas e participantes para envio à organização nacional da SNCT.

Na Reitoria, o evento ocorreu no auditório, reunindo servidores na tarde do dia 25, com apresentação dos projetos de pesquisa em andamento ou teses e dissertações já defendidas, divulgando o processo de estudos de diferentes cursos.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves Lima Junior, a Roda de Conversa da Reitoria reuniu 11 pessoas que se dispuseram a fazer apresentação. Entre eles estavam mestrandos da parceria com instituição portuguesa e do Brasil, bem como outros servidores que estão em qualificação, em afastamento ou mediante outras formas de participação nos cursos de pós-graduação. As pesquisas trazem ganhos para a instituição, avalia Gilmar, para quem entre os produtos há exemplo de estudos que buscam inovação para a gestão pública.

Na fala de abertura da Roda de Conversa na Reitoria, o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, disse de que os editais são abertos a docentes e técnicos administrativos, visando maior desenvolvimento das atividades institucionais. Segundo o gestor, a ideia é “os técnicos também poderem participar dessas atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão do IFRO”, especialmente, tendo em vista a ampliação das ações institucionais na oferta de cursos de pós-graduação.

Nacionalmente, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia se concentrou entre os dias 21 e 27 de outubro.  “O objetivo da SNCT é popularizar a ciência, então, vamos conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos pelos nossos colegas da Reitoria, que fazem ou já concluíram os cursos de mestrado e doutorado, eles falarão sobre suas experiências e projetos”. Entre os que apresentaram estavam Leonardo Damin (DGTI), Romeu Botelho (PRODIN), Nirce Vieira Loras (PROAD), Renato Vieira (DGP), Walace Soares de Oliveira (DEAD), Sérgio Loss (PROEX), Jaqueline Andrade (DGP), Cledenice Blackman (PROEN), Janaina Chaves (PROPESP), Christiane Silvestrini (PROEX) e Edslei Rodrigues (PROEN).

A servidora da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Jaqueline Andrade, está finalizando a dissertação do Mestrado em Assessoria de Administração do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)/Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. O tema do estudo é o processo de transição dos processos de gestão de pessoas para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Já a servidora Janaina Leite explica que para concluir o Mestrado em Letras na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) passou sua proposta de pesquisa pelo Comitê de Ética do IFRO, possibilitando realizar pesquisa de campo com entrevistas para construção de seu corpus de análise. Sobre o processo de se transformar em pesquisadora, ela afirma que “o caminho é longo, mas você consegue. Dê prioridade ao processo de estudo”.

• 1_SNCT_na_reitoria_1
  • 1_SNCT_na_reitoria_2