IFRO possui 29 cursos livres em plataforma digital abertos a toda comunidade

Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 15h57 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 11h24 | Acessos: 39742

moocA plataforma de aprendizagem Mooc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) possui 29 diferentes cursos abertos para a população em geral. Para acessar os cursos é necessário realizar cadastro no seguinte link: https://mooc.ifro.edu.br/ informando nome e e-mail. Ao finalizar os cursos livres ofertados, o próprio sistema emitirá o atestado de horas para o aluno.

Ofertados na modalidade EaD pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD/IFRO), os cursos têm acesso  aberto, sem pré-requisitos poder cursa-los, além de serem gratuitos, sem processo de seleção e sem limites de participantes.

Em inglês a sigla MOOC significa massive open online course. A plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pelo instituto TIM (TIM Tec) e adaptada pela equipe de Tecnologia da Informação do IFRO. Os cursos visam proporcionar à comunidade espaços de aprendizagem em rede para conectar pessoas e construir o conhecimento a partir dessas conexões. “É uma plataforma de acesso livre e ilimitado. Hoje contamos com quase cinco mil estudantes cadastrados na plataforma”, diz o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Adonias Soares da Silva Júnior.

O participante pode assistir vídeos, acessar materiais complementares, fazer anotações em um caderno virtual e colaborar interagindo com os demais participantes através dos fóruns.

Segundo Adonias, “o Instituto Federal está ampliando a plataforma. Estamos incentivando nossos professores e técnicos a produzirem cursos, que podem ser disponibilizados para acesso de toda a comunidade do Estado de Rondônia, do Brasil e do mundo”.

Lançado em junho de 2019, há uma comissão que trabalha no aperfeiçoamento e expansão da ferramenta. O e-mail de contato é o  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os 29 cursos ofertados atualmente:

1) Empreendedorismo 1: Empreender com propósito;

26) Boas práticas em desenvolvimento de software;

27) Elaboração de Projetos;

28) TIM Faz Ciência;

29) Desenvolvimento de front-end.