IFRO recebe homenagem por ação de combate ao trabalho infantil

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 19h01 | Acessos: 892

Homenagem na ALE RO 4O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) foi uma das entidades homenageadas em Sessão Solene da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), nesse dia 10 de outubro. Proposta pelos deputados estaduais Cirone Deiró e Alex Silva, a cerimônia fez entrega de Voto de Louvor a entidades e personalidades que contribuíram para o combate ao trabalho infantil em Rondônia. O servidor Adonias Soares da Silva Júnior também foi agraciado.

Segundo o deputado estadual Cirone Deiró, durante a abertura da Sessão Solene, a propositura do reconhecimento desperta não só para o combate, mas também vivenciar e dar visibilidade às práticas positivas, visando mudar o problema no Estado.

A data foi escolhida em função da proximidade com o Dia das Crianças, em 12 de outubro.  “Ao realizar essa sessão solene para entrega de Voto de Louvor às entidades e personalidades que contribuíram para o combate ao trabalho infantil no Estado de Rondônia esta Casa de Leis manifesta seu reconhecimento público pelo esforço e compromisso de todos os homenageados. Reafirmamos, assim, que esse Parlamento está comprometido com o combate ao trabalho infantil em Rondônia”, declarou o deputado.

O reitor substituto, Sergio Francisco Loss, representou a instituição no evento e ressaltou que a orientação realizada pelo IFRO para o mundo do trabalho prepara o discente para as corretas relações trabalhistas que ele terá na vida adulta.

“Esse reconhecimento se justifica porque além dos projetos específicos que o IFRO possui, como a implantação do Jovem Aprendiz, temos uma formação que envolve os jovens de uma maneira geral com orientação adequada para o mercado do trabalho. Todos os alunos de nível médio têm a oportunidade de serem encaminhados para fazer estágio e esse estágio é um processo de trabalho, que conta com supervisor no local, de modo que são prevenidas quaisquer situações de trabalho inadequado, de escravização, de riscos à integridade. É um processo de trabalho que respeita a maturidade, a fase de desenvolvimento do aluno e aos princípios do próprio trabalho associado à educação”, afirmou Loss.

Conforme Adonias Soares, Diretor de Educação a Distância do IFRO, a homenagem a mais de 60 entidades e personalidades que contribuíram para o combate ao trabalho infantil no Estado de Rondônia faz a divulgação para a sociedade do trabalho de erradicação do trabalho infantil e da atuação do IFRO que consegue encaminhar esses adolescentes e jovens ao mundo do trabalho.

“Em 2017 coordenamos a implantação do Programa Jovem Aprendiz do IFRO, na Pró-Reitoria de Extensão, e junto com toda a equipe conduzimos esse trabalho em todas as unidades, campi e polos do IFRO”, relembra Adonias.

“A proposta de implantação do programa é fazer parcerias com as empresas e encaminhar nossos estudantes da faixa etária de 14 a 24 anos, onde são inseridos no mundo do trabalho com essas empresas e órgãos públicos que o IFRO faz parceria. Nós desenvolvemos esse trabalho, como fruto colhemos dezenas de alunos encaminhados ao mercado de trabalho”, conclui o servidor.

• Homenagem_na_ALE-RO_1
  • Homenagem_na_ALE-RO_2