IFRO promove seleção de 30 projetos de inclusão educacional

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 15h31 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 15h52 | Acessos: 1426

img mat Editais ENS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) publicou Edital de seleção de 30 Projetos de Inclusão Educacional que atendam aos estudantes com necessidades educacionais específicas, preferencialmente, da educação especial.  Os projetos podem ser propostos por servidores docentes ou técnico-administrativos em educação do IFRO até 31 de março.

Os projetos selecionados deverão ter por objetivo o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e a ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes com necessidades educacionais específicas dos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFRO.

Os Projetos de Inclusão Educacional devem contemplar pelo menos uma das seguintes atividades educativas: a) atividades interdisciplinares e/ou integradoras visando à inclusão de discentes com necessidades educacionais específicas no âmbito da comunidade escolar, com possibilidade de fazer parceria com profissionais de atuem na Educação Inclusiva e/ou Educação Especial; b) atendimento educacional específico direcionado a alunos em condição de inclusão educacional; c) ação de assessoramento ao discente que possui algum tipo de necessidade educacional específica; d) ação de assessoramento ao docente que tem alunos com necessidades educacionais específicas matriculados em sua disciplina; e) desenvolvimento de tecnologias assistivas e/ou suas aplicações aos alunos com necessidades educacionais específicas; f) práticas inovadoras de metodologia assistiva no ensino e aprendizagem de discentes com necessidades educacionais específicas.

Com este Edital, o Instituto Federal de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Ensino, realizará um investimento de 114.000,00 (cento e quatorze mil reais), assim distribuídos: a) até R$1.000,00 (um mil reais) para cada projeto selecionado, para compra exclusiva de material de consumo não disponível no campus de execução do projeto, totalizando R$ 30.000,00 (trinta mil reais), a ser custeado com recursos do financiamento da educação; b) para cada estudante bolsista o valor mensal a ser repassado será de R$ 200,00 (duzentos reais), totalizando R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), correspondente ao período de sete meses de vigência do projeto, totalizando R$ 84.000,00 (oitenta e quatro mil reais), a ser custeado com recursos da Assistência Estudantil.

Claudete Marques das Neves, Coordenadora de Educação Inclusiva do IFRO, explica que este edital é uma ação de destaque. “Pelo que se sabe é inovador em toda a Rede o edital com essa temática. O objetivo vai ao encontro do compromisso social pactuado no PDI/IFRO 2018-2022, pág. 200, em seu Plano de Promoção de Acessibilidade e de Atendimento diferenciado a pessoas com necessidades específicas, mais especificamente, na acessibilidade educacional. Os projetos de Inclusão Educacional proporcionam que o estudante NEE seja beneficiado como bolsista, caracterizando a possibilidade de empoderamento do mesmo. Essa é a 2ª edição, que em comparação com a 1ª, em 2018, teve um aumento na quantidade de projetos a serem custeados. Outro destaque é a possibilidade de estabelecer parceria com profissionais de outras instituições que atuem na Educação Inclusiva e/ou Educação Especial como colaborador externo voluntário. Ressalto que os projetos selecionados integrarão uma parte do Seminário de Inclusão e Diversidade – SEIND/2019, evento institucional, promovido pela PROEN no segundo semestre do corrente ano”, informa.

Acesse o Edital para conferir todas as regras e critérios estabelecidos para esta seleção: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/455-editais/ensino/7457-edital-n-04-2019-selecao-de-projetos-de-inclusao-educacional.