Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

40 Grupos de Pesquisa contribuem no desenvolvimento científico do IFRO

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 18h40 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 20h08 | Acessos: 3910

IFRO Pesquisa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) completou dez anos de existência no final de 2018 com 40 grupos de pesquisa certificados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo o Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP/CNPq), a definição de grupo de pesquisa é um conjunto de indivíduos organizados com uma ou, eventualmente, duas lideranças. O fundamento dessa organização é a experiência e a liderança no terreno científico ou tecnológico, existindo ainda o envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa e o trabalho que se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que se subordinam ao grupo.

Importantes por contribuírem com o desenvolvimento institucional, no Instituto Federal os grupos recebem apoio por meio da concessão bolsas aos estudantes e de auxílio financeiro à pesquisa (taxa de bancada). Além disso, a Propesp tem publicado editais específicos com objetivo de fortalecer e promover o desenvolvimento dos grupos certificados pela instituição junto ao DGP-CNPq.

 A atividade permanente de pesquisa numa instituição é condição prévia para participação no Diretório Nacional. Conforme a Diretora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPESP/IFRO), Giselle Cavalcante Saldanha de Andrade, no âmbito do IFRO optamos por desenvolver pesquisas organizadas em grupos e suas linhas de pesquisa com vistas à geração de novos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos e de alternativas inovadoras para demandas concretas da sociedade rondoniense.

Os primeiros grupos de pesquisa do IFRO foram criados no ano de 2010. Na época, a PROPESP lançou edital para criação de Grupos de Pesquisa da instituição com o objetivo de disponibilizar no Diretório do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) informações sobre as pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal de Rondônia. A partir de então, outras ações foram desenvolvidas tanto no sentido de regulamentar as atividades, com a criação e aprovação do regulamento dos Grupos de Pesquisa e da Resolução de 16/2015 (aprovada pelo Conselho Superior - CONSUP/IFRO), como para promover o fortalecimento dos grupos por meio da concessão de recursos para aquisição de materiais permanentes necessários para o desenvolvimento dos projetos executados pelos grupos.

A diretora destaca também que o aumento na instituição do número de profissionais com doutorado promoveu a criação de novos grupos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.  Em relação às publicações na Plataforma Lattes, não há relação com subsídio junto ao CNPq e sim que, anualmente, o CNPQ utiliza os dados da Plataforma Lattes para fazer o censo dos grupos de pesquisa.

Estando entre os primeiros grupos de pesquisa (GP) que atenderam ao chamado do IFRO, o professor Ernando Balbinot, do Campus Colorado do Oeste, relembra que os departamentos de pesquisa e extensão estavam se estruturando nos campi. “Em 2010 criei o primeiro grupo de pesquisa, bem geral, para oportunizar aos servidores de várias áreas a participação e o GP se chamava Gestão Agroambiental da Amazônia Ocidental”, depois descontinuado. Intentando contribuir com o processo de pesquisa, ainda em fase inicial na instituição, o docente criou ainda em 2010 um grupo em Ciência de Alimentos, que depois passou a ser liderado pelo professor com doutorado na área de Ciências de Alimentos, Nélio Raniele Ferreira de Paula. Depois veio a criação de outro grupo, mais centralizado da sua área de Agronomia, denominado GP Sistemas Integrados de Produção Agropecuária na Amazônia Ocidental (INTEGRA), o qual lidera até o momento.

O INTEGRA começou com quatro docentes, cerca de 30 alunos de graduação e outros 20 do ensino médio. “Nos primeiros editais, em 2011, iniciamos a submissão de propostas. Geralmente aprovamos dois projetos por docente a cada edição do edital da PROPESP, mas em alguns anos tivemos mais de cinco projetos cada. Nos últimos anos temos aprovado projetos em instituições de fomento externas (FAPERO, CNPq)”, ressalta o Professor Ernando. A média de bolsistas do grupo é de 12 de graduação, contando também com estudantes colaboradores na realização de atividades.

Com o avanço nas pesquisas e suas especificidades em determinadas áreas surgidas no âmbito dos diversos cursos de pós-graduação cursados, do grupo inicial em Colorado surgiu ainda o GP Estratégias de Produção e Conservação de Forragem para a Seca em Rondônia (GEFOS), liderado pelo Professor Rafael Reis. “Nossa proposta sempre foi o trabalho conjunto, então, independente do bolsista ligado ao projeto, todos sempre participaram de todas as atividades, o que certamente contribuiu para os integrantes do grupo, principalmente, o trabalho em equipe e o aprendizado prático. Além disso, foram elaborados e publicados muitos resumos expandidos, creio que mais de 150 nestes anos”, destaca.

O Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) é sediado no Campus Porto Velho Calama e também foi um dos grupos criados pelo Edital 20 da PROPESP/IFRO, de 02 de junho de 2010. Tendo o propósito de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social mediante estudos, pesquisas e ações educacionais, o NEHLI congrega pesquisadores da área das Ciências Humanas interessados no estudo da História e da Literatura em seus diversos campos, interfaces, problemas e possibilidades metodológicas, visando à compreensão dos problemas que tocam esses campos de investigação.

Segundo seus integrantes, o grupo tem contribuído com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão no IFRO de diversas formas. Em relação ao Ensino, destaca-se o desenvolvimento de projetos de pesquisa como “Informática e sociedade: um estudo da efetividade do curso Técnico de Informática do IFRO” aprovado na Chamada FAPERO 02/2015, que embasado em metodologia qualitativa consolidou informações e indicadores capazes de contribuir com a coordenação do curso e rever estratégias para permanência e êxito no curso. No projeto aprovado na Chamada da Proen 06/2018, “História e diálogo: uma proposta pedagógica para a inclusão de estudantes com Paralisia Cerebral (PC) no IFRO”, foram atendidos dois estudantes com dificuldades de aprendizagem decorrentes de paralisia cerebral, contribuindo de modo significativo para a aprendizagem histórica e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, assim como na sensibilização para a educação inclusiva e um melhor conhecimento do potencial dos estudantes.

A participação de estudantes no NEHLI tem contribuído com a formação de habilidades acadêmicas, a conclusão dos cursos em tempo hábil e de forma exitosa e oportunizado a construção de currículos de destaque. Três estudantes do NEHLI foram aprovados para realizar pesquisas na Europa, mediante editais de mobilidade estudantil regidos pela Assessoria de Relações Internacionais (ARINT/IFRO) e vários estudantes já possuem publicações de artigos e capítulos de livro. A construção de competências acadêmicas dos estudantes é sempre trabalhada de forma alinhada com a formação ética e cidadã.

“No campo da extensão social, o grupo se destaca por abrigar o NEDET (Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial), no qual são desenvolvidos projetos de investigação e de ações extensionistas para comunidades rurais e povos e comunidades tradicionais de Rondônia, sobretudo do território Rural de Identidade Rio Machado. Vincula-se ainda ao grupo o sempre esperado Festival Hispânico, coordenado pelos professores Maria Rita Berto de Oliveira e Saulo Gomes, pesquisadores que atuam na linha de pesquisa de Literatura Hispano-Americana do grupo. Na seara da Extensão, avalia-se positiva a experiência que o grupo vem desenvolvendo com comunidades rurais”, afirma a professora do Campus Porto Velho Calama, Xênia de Castro Barbosa.

E na área de pesquisa, entre os projetos aprovados pelo NEHLI, o de maior repercussão foi o projeto “Cidade e Direito: uma análise da situação do lixo eletrônico em Porto Velho/RO”, aprovado no Edital 18/IFRO/2015, que resultou para a orientadora e os bolsistas (João Baraldi Neto e José Ítalo Oliveira dos Santos) publicação em revista Qualis A1 e convites para contribuir com a discussão de políticas públicas ambientais na Prefeitura de Porto Velho. A coordenação atual é da professora do Campus Porto Velho Calama, Márcia Letícia Gomes, para desenvolver projeto de pesquisa e extensão com imigrantes venezuelanos em Porto Velho.

Linguagem

O professor do Campus Cacoal, Sérgio Nunes de Jesus, lidera o Grupo de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (PDA), também iniciado em 2010, no mês de maio, no Campus Cacoal, de onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa, extensão e ensino, como cursos para alunos dentro do próprio campus, com atividades para o Enem, de leitura e de produção de texto.

“Produzimos pesquisas voltadas à produção de textos, entre elas, um projeto que culminou no ano passado e foi apresentado em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e esse ano estou desenvolvendo uma atividade na York Université, aqui em Toronto, no Canadá, também sobre a produção de texto na área de linguagem. Esses textos são produzidos, evidentemente, por alunos estrangeiros, consonante estejam aprendendo a língua portuguesa. É uma parceria que estamos fazendo e aproveitando estou fazendo o curso”, explica Sérgio Nunes, que no mês de fevereiro de 2019 está em visita ao Departamento de Linguagens, Literaturas e Linguística da York Université.

Entre as atividades de extensão, o grupo PDA realizou de 2015 a 2018 o Simpósio de mesmo nome, obtendo mais de 80 parceiros e resultando em duas parcerias com comunidades indígenas, os Cintas Largas em Espigão do Oeste e os Suruís em Cacoal. “Acreditamos que todas essas parcerias foram e são importantes ao longo desses anos para que o grupo de pesquisa se fortalecesse, e a partir daí tivesse mais credibilidade, dando até mesmo mais credibilidade ao nosso campus, em cada uma delas”, acrescenta o Professor Sérgio. Ele ainda relembra que na extensão há parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em que são desenvolvidas atividades nas linhas e regiões circunvizinhas. “Ao logo desses quase nove anos de existência desenvolvemos atividades de extensão mais pautadas para ajudar instituições carentes, entre elas o Hospital do Câncer de Cacoal, a Guarda-Mirim e outras instituições de Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste e Ji-Paraná”, afirma.

Matemática

Junto aos grupos de pesquisa mais antigos do IFRO está ainda o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, com base no Campus Ji-Paraná. O Professor Gilmar Alves Lima Junior, que lidera o grupo, explica que participam pesquisadores nas áreas de Biologia, Química, Física, Matemática e Informática. Nos projetos de pesquisas desenvolvidos há participação de alunos bolsistas de iniciação científica dos cursos técnicos em Química e Informática, da Licenciatura em Química e do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Como outra função dos grupos de pesquisa dentro das universidades, instituições de ensino ou em institutos de pesquisa científicas e tecnológicas estão o desenvolvimento da pesquisa e a articulação de cursos de pós-graduação (Strictu Sensu ou Lato Sensu). O líder do grupo conta que “ao longo de mais de oito anos de atuação, o grupo se aprofundou nas linhas de desenvolvimento de tecnologias de informação para o ensino de ciências, com a prática de novas metodologias de ensino em sala de aula, nas áreas de ciências e matemática. Com base na produção da maior parte do corpo de pesquisadores, no campus, temos laboratórios e ensino de Física, Química e Matemática e uma Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática que deverá ser ofertada em breve”, comenta.  

O grupo publicou em 2016 o livro “Metodologias Alternativas de Ciências para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico”, organizado pelos Professores José Antonio Avelar Baptista e Renato Zan, contribuindo para a divulgação científica e popularização da ciência. Gilmar mostra que “o desafio para os próximos anos é a produção científica em conjunto, a partir de projetos desenvolvidos entre os membros do grupo, com maior afinidade, conforme objetivo do Grupo de Pesquisa, ofertando e fortalecendo a Pós-graduação Lato Sensu aprovada”, afirma o Professor Gilmar, que atualmente é o Pró-Reitor de Pesquisa do IFRO.

Educação

No Brasil, cada grupo de pesquisa pode ser composto com um ou mais pesquisadores e seus estudantes, que são acompanhados pelo CNPq, especialmente quanto aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. 

Conforme a Técnica em Assuntos Educacionais, lotada na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN/IFRO), Rosa Martins Costa Pereira, um dos primeiros grupos de pesquisa do IFRO a ter como foco a Educação Escolar e Tecnologias como eixo norteador foi o Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias (GET/IFRO), o qual ela fomentou o início das atividades em 2011.

O GET é o primeiro e único grupo até o momento proposto por servidores da reitoria e organizado a partir da necessidade de estudo e desenvolvimento de técnicos administrativos e professores que ali atuavam. “À época, os editais e as informações de pesquisa eram destinadas exclusivamente aos professores. Ficamos felizes por saber que o GET foi precursor para a criação e grande demandante desse espaço que hoje os TAEs possuem, tanto em editais de pesquisa e extensão quanto na qualificação profissional. Além de mobilizar, na reitoria, servidores para que continuem estudando, pesquisando suas práticas e buscando soluções tecnológicas para os problemas socioeducacionais”, destaca.   

O GET conseguiu aprovação por agências externas, como a FAPERO (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia) e CNPq, e nos editais internos também há propostas aceitas em todos os anos desde 2011. “O projeto mais recente aprovado pelo CNPq foi submetido à Chamada ARC nº 06/2018 L3, que subsidiará a segunda edição do Seminário Internacional sobre Educação e Migração em junho deste ano. O Seminário promoverá a discussão, em âmbito internacional, sobre problemáticas e soluções que envolvem as áreas da Educação, Fronteira, Inclusão, Linguagens, Imigração, Cultura e espaços formativos”, afirma a pesquisadora.

O GET, que atualmente tem na liderança a professora do Campus Porto Velho Calama, Iza Reis Gomes Ortiz, e da TAE/Reitoria, Rosália Aparecida da Silva, surgiu de um grupo de estudo que se reunia no horário de almoço, na reitoria. Atualmente o grupo agrega aproximadamente 50 pesquisadores e estudantes de diferentes campi do IFRO e de outras instituições. “Fruto de um trabalho coletivo de muita persistência frente às adversidades, principalmente, na legislação da carreira dos TAEs, que não possuem carga horária para o desenvolvimento de pesquisas”, destaca a técnica Rosa Martins.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.