Estudantes encerram período de estágio no Censipam

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 17h34 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 17h37 | Acessos: 1979

IFRO Estágio 3

Dez estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) finalizaram o estágio no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Como atividade de encerramento, ocorreu a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante o estágio.

Os dez estudantes são de diferentes cursos técnicos do IFRO, da modalidade integrado ao Ensino Médio, e passaram por um período de experiência no órgão parceiro. Por compreenderem que estagiar vai além do mero cumprimento de carga horária, os supervisores, além da mentoria ao longo das horas exigidas, solicitaram que cada aluno finalizasse o estágio com a apresentação de um trabalho de acordo com sua formação profissional. No caso da área de Edificações, foi elaborado um laudo que apresentou diversas propostas para melhoria e cumprimento da norma brasileira NBR50, que prevê acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. A partir do laudo, o Censipam realizou a abertura de dois processos para as construções advindas desse laudo técnico.

Além de Nathalia Cazella Claudino, do Curso Técnico em Edificações, durante o encerramento tiveram chance de demonstrar na prática o que aprenderam no estágio os alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica, Thiago Soares Teixeira, Fábio Saylle da Silva Amorim, João Victor de Lima, Eduardo Yuri de Souza Paiva, Vinicius Menezes Moretti e Iuri de Paula Jordão Gomes. E do Curso Técnico em Informática foram José Pedro Benetoli, Lucas Felipe Alves de Araújo e José Luis Neres Rodrigues.

Segundo a Técnica em Assuntos Educacionais da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Ândrea Francischini Leal, o estágio tem muita importância para a vida acadêmica e profissional do futuro técnico. “O Censipam se propôs a realizar um evento diferente, no qual trouxe as experiências vivenciadas pelos alunos, que puderam compartilhar com diversas pessoas presentes no evento”, explicou a servidora. O IFRO e o Censipam assinaram um Convênio de Concessão de Estágio no início de ano, válido por cinco anos. Entre 2015 e 2017, foram mais de 50 estudantes recepcionados para estágio no Centro Regional de Porto Velho (CR-PV).

• IFRO_-_Estágio__1
  • IFRO_-_Estágio__2