Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão das Mulheres do IFRO convida comunidade para palestras on-line

Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2026, 10h15 | Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2026, 10h21 | Acessos: 127

Atividade abordará enfrentamento a prevenção de situações de assédio e outras violências e contará com transmissão ao vivo, pelo Youtube

palestras comissao das mulheres

A Comissão das Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) convida toda a comunidade para acompanhar duas palestras que serão transmitidas ao vivo pelo Youtube nesta sexta-feira, 28 de agosto, a partir das 14h30. O objetivo é ampliar o alcance das ações e possibilitar a participação dos servidores e demais interessados no tema.

Clique aqui para assistir às palestras pelo Youtube

A programação terá início às 14h30 com a palestra: “Atuação da Ouvidoria da Mulher no acolhimento e enfrentamento às violências e violações de direitos”, que será proferida pela ouvidora titular do IFRO, Fernanda Leite Dias. 

Logo após, às 16h, será apresentado o relato de experiência sobre o processo de implementação de protocolos para a prevenção e o combate aos assédios e discriminações no Colégio Pedro II. O tema será abordado pela servidora Isabele Cristine Machado Alves, do Colégio Pedro II.

Combate a violências

A atividade faz parte da formação "Enfrentamento ao assédio com perspectiva de gênero: acolhimento, fluxos e direitos". Trata-se de uma ação estratégica presente no Plano de Trabalho da Comissão das Mulheres (2026–2027), voltada à qualificação das integrantes da comissão para atuarem de forma ética, humanizada e tecnicamente fundamentada no acolhimento inicial de pessoas em situação de assédio moral e sexual com recorte de gênero. 

Em paralelo às atividades da comissão, no mês de junho, o IFRO lançou um canal de atendimento exclusivo a mulheres vítimas de violência, através da Ouvidoria da Mulher, que pode ser acessado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O serviço também pode ser requisitado presencialmente e pela plataforma Fala.BR.

Sobre a comissão

A Comissão das Mulheres do IFRO é um órgão normativo, colegiado, consultivo e deliberativo, vinculado ao Gabinete da Reitoria. Criada pela Portaria nº 2396/REIT- CGAB/IFRO, de 26 de novembro de 2024, a comissão tem como finalidade estabelecer objetivos e diretrizes, estimular e promover ações e processos formativos voltados à promoção e garantia de equidade de gênero no âmbito institucional.

De acordo com a coordenadora da Comissão das Mulheres, professora Mariane Rodrigues Cortes, recentemente o órgão concluiu o plano de trabalho 2026/2027 e teve seu regimento interno publicado na portaria normativa nº 24/REITORIA/IFRO, de 10 de julho de 2026.

A Comissão teve espaço e voz durante a 158ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), no dia 5 de agosto, em Porto Velho. Na ocasião, a professora Mariane Rodrigues representou a comissão em uma homenagem às mulheres que ocupam cargos de alta gestão.

Fim do conteúdo da página