IFRO abre edital de bolsas para estudantes de cinco campi atuarem nas Cuidotecas com foco em permanência estudantil e apoio ao cuidado
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abre inscrições para o edital de bolsas estudantis voltadas à atuação nos Espaços de Acolhimento e Proteção – Cuidotecas. Os interessados podem se inscrever entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, por meio de formulário on-line: https://forms.gle/dEkDvmJPgRm2wLTr6. As Cuidotecas são uma iniciativa do Ministério das Mulheres e, no IFRO, são coordenadas pela Pró-Reitoria de Ensino, em parceria com a Coordenação-Geral das Cuidotecas.
As Cuidotecas têm como finalidade oferecer suporte a estudantes e servidores com responsabilidades de cuidado, especialmente com crianças, garantindo segurança e acolhimento durante a permanência de mães ou responsáveis em atividades acadêmicas e laborais nos campi da instituição. A proposta está alinhada à Lei nº 15.069, de 2024, que institui a Política Nacional de Cuidados.
"O lançamento do edital das Cuidotecas do IFRO representa um marco histórico de cuidado institucional, fortalecendo a permanência estudantil, apoiando servidores com responsabilidades familiares e concretizando, na prática, os princípios da Política Nacional de Cuidados", comenta Sônia Carla, da Coordenação do Projeto Cuidotecas.
Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas distribuídas entre cinco campi da instituição: Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena, com quatro vagas em cada unidade. A carga horária é de 20 horas semanais, e o valor da bolsa é de R$ 700,00. O investimento total previsto é de R$ 140 mil.
Podem participar estudantes regularmente matriculados no IFRO, com idade mínima de 18 anos, frequência ativa e disponibilidade de 20 horas semanais no contraturno das atividades acadêmicas. Também é necessário ter compatibilidade de horários com as demandas da bolsa. O edital prevê prioridade para mulheres estudantes, especialmente mães ou responsáveis por cuidados familiares, como ação afirmativa voltada à promoção da equidade de gênero.
Além do auxílio financeiro, que pode contribuir com despesas como transporte, alimentação e materiais escolares, a participação no projeto busca ampliar a formação dos estudantes. Entre os objetivos estão o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, escuta ativa, organização e cooperação, além do estímulo à convivência intergeracional e ao exercício da cidadania.
Os bolsistas atuarão diretamente nas Cuidotecas de seus respectivos campi, em atividades práticas relacionadas ao cuidado e à responsabilidade social. A experiência também proporciona contato com ambientes educativos reais, com rotinas e interações diversas, além de acompanhamento por profissionais qualificados.
Ao integrar os estudantes como participantes ativos da política pública, o projeto contribui para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e do protagonismo juvenil dentro do IFRO, além de reforçar o compromisso institucional com a permanência e o êxito dos estudantes, por meio de uma cultura de solidariedade e corresponsabilidade.
As inscrições para o edital seguem abertas até 2 de março, por meio de formulário eletrônico. Para ler o Edital nº 15/2026/REIT-CGAB/IFRO completo, acesse este link.
Redes Sociais