Comunidade escolar se prepara para o início do ano letivo de 2026 e para a recepção dos alunos nos campi
Fevereiro é o período de volta às aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os 10 campi da instituição estão mobilizados para receber cerca de 3,5 mil novos estudantes aprovados no Processo Seletivo Unificado (PSU 2026/1), além de acolher alunos veteranos dos cursos técnicos e de graduação, nas modalidades presenciais e a distância.
Em algumas unidades, o período também é de rematrícula para estudantes que já integram a instituição e que manterão o vínculo neste novo ano letivo. O procedimento deve ser realizado on-line por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), conforme os prazos definidos em cada campus. A recomendação é que os alunos fiquem atentos aos calendários acadêmicos e, quando necessário, regularizem possíveis pendências documentais dentro do sistema.
No Campus Ariquemes, as aulas começam em 11 de fevereiro. Já o período de rematrículas ocorre de 2 a 6 de fevereiro, exclusivamente pelo SUAP. Para efetivar a renovação do vínculo, é necessário estar sem pendências na Pasta Documental, informação que pode ser conferida no SUAP ou no aplicativo IFRO Mobile.
No Campus Porto Velho Calama, o início das aulas está marcado para 9 de fevereiro nos cursos técnicos integrados, e para 11 de fevereiro, nos cursos subsequentes e de graduação. No Campus São Miguel do Guaporé, as atividades letivas recomeçam em 4 de fevereiro, mesma data de retorno das aulas no Campus Colorado do Oeste, tanto para cursos técnicos quanto para graduações.
O Campus Cacoal inicia o calendário acadêmico com a semana pedagógica no dia 4 de fevereiro. O retorno dos estudantes do ensino médio e do ensino superior está previsto para o dia 9 de fevereiro.
No Campus Jaru, a renovação de matrícula dos cursos técnicos integrados e do curso técnico subsequente em Zootecnia ocorre de 26 a 31 de janeiro. Para os cursos de graduação, o prazo vai de 2 a 5 de fevereiro. A unidade oferta o Bacharelado em Medicina Veterinária, na modalidade presencial, e os cursos de Tecnologia em Gestão Pública e em Gestão Comercial, na modalidade a distância. O início do período letivo está previsto para 9 de fevereiro.
No Campus Porto Velho Zona Norte, a rematrícula da graduação presencial e do técnico subsequente ao ensino médio teve início em 19 de janeiro e segue até 6 de fevereiro. O acolhimento aos estudantes da graduação presencial tem previsão de ser realizado no dia 20 de fevereiro. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, a renovação de matrícula ocorre no mesmo período, com acolhimento discente marcado para 19 de fevereiro. Já para os cursos de graduação a distância ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a renovação de matrícula segue até o dia 30 de janeiro.
Em Vilhena, o período de rematrículas já ocorreu no campus. As aulas para quem cursará o primeiro ano iniciam no dia 5 de fevereiro; já o restante das turmas do técnico integrado ao ensino médio será recebido dia 6 de fevereiro. Nas graduações, a volta às aulas também é em 5 de fevereiro.
O início das aulas será em 6 de fevereiro no Campus Guajará-Mirim. As rematrículas estão concluídas (encerradas no dia 20/1). No caso dos cursos de graduação e subsequentes, as rematrículas de 2026 serão realizadas a partir da conclusão do semestre letivo 2025/2. Para os cursos subsequentes, a previsão de início é 19 de fevereiro, e a graduação tem previsão de início em 2 de março.
No Campus Ji-Paraná, o aviso de início do ano letivo é para 4 de fevereiro. O horário das aulas nos cursos técnicos integrados é às segundas, quartas e sextas-feiras das 7h30 às 12 h, e às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 12 h e das 13 h às 17h30. Para a graduação, o horário das aulas no período noturno é das 19 h às 22h30.
Redes Sociais