Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFRO alcançam redação nota 960 e médias acima de 750 no Enem 2025

Publicado: Terça, 20 de Janeiro de 2026, 12h31 | Última atualização em Terça, 20 de Janeiro de 2026, 16h11 | Acessos: 272

img materia Dest Enem IFRO 2025Resultados de diferentes campi demonstram como a formação no Instituto contribui para os resultados no Exame Nacional do Ensino Médio

 

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) obtiveram resultados de destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com notas que chegaram a 960 pontos na redação e médias gerais superiores a 700 pontos. Os dados foram compartilhados por discentes e egressos da instituição e estão sendo divulgados nas mídias sociais oficiais da instituição. A Assessoria de Comunicação (Ascom/IFRO) segue recebendo, de forma voluntária, informações para fins de acompanhamento institucional e divulgação de dados educacionais: https://tinyurl.com/IFROenem2025

CALAMA LuizEntre os melhores desempenhos compartilhados até o momento, quatro estudantes alcançaram 960 pontos na redação. Os resultados foram registrados nos Campi Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Vilhena e Cacoal, envolvendo Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática, em Edificações e em Agropecuária.

Outros participantes também se destacaram com notas elevadas na produção textual, obtendo 940, 920 e 900 pontos na redação. Esses resultados reforçam o desempenho consistente dos estudantes do IFRO na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tradicionalmente uma das mais exigentes do exame.

Além da redação, as médias gerais também chamaram atenção. Do Campus Vilhena há registro de média geral acima de 750 pontos. Há ainda registros de médias acima de 720 pontos, distribuídas entre diferentes campi e áreas de formação. Os destaques envolvem cursos como Informática, Química, Eletromecânica, Alimentos, Agropecuária e Comércio, evidenciando a diversidade de áreas com bom desempenho no Exame.

 

 

Resultados expressivos

CALAMA EstefanyA formação ofertada nos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos campi do Instituto Federal de Rondônia garantiu bons resultados. Obtiveram pontuação de 960 pontos na redação: Jheniffer Rayla Ferreira Silva, do Campus Vilhena; Anna Isabela Bianchini Pontuschka, do Campus Ji-Paraná; Luiz Felipe Macêdo Alencar de Menezes, do Campus Porto Velho Calama; e Estéfany Simões de Almeida, também do Campus Porto Velho Calama.

Para Anna Isabela, o resultado representa um processo de evolução contínua. “Sinto-me extremamente satisfeita com o resultado e, sobretudo, com minha evolução desde a primeira vez que prestei o Enem. Com minhas notas, espero passar em uma boa faculdade na área de Tecnologia da Informação”, afirmou. A estudante também destacou o papel dos docentes na preparação, agradecendo pelo esforço na sua preparação para a prova.

Além do desempenho máximo na redação, os dados mostram médias gerais elevadas, com destaque para Dercio Benetoli Neto, do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio no Campus Vilhena, que alcançou 751,72 pontos, a maior média registrada até o momento. Na comemoração, ele enfatiza que poderá realizar o sonho de escolher a faculdade que deseja fazer e ainda seguir, profissionalmente, nas competições esportivas no tênis de mesa.

Também se destacam Mahina Uiara Gorayeb Lucas, do Campus Porto Velho Calama, com 733,98 pontos, e Anna Isabela Bianchini Pontuschka, do Campus Ji-Paraná, que obteve 731,74 pontos. Aluna do Técnico em Edificações, Mahina avaliou o desempenho como uma conquista pessoal, mesmo diante das dificuldades da prova. “O resultado foi surpreendente, principalmente pela evolução na redação. Mesmo com o nervosismo e a dificuldade das questões, ver esse avanço já é extremamente gratificante”, relatou.

COLORADO KamilyOs relatos dos estudantes reforçam a contribuição da formação ofertada pelo IFRO para o desempenho no exame. Ana Paula Pereira da Silva, do Campus Colorado do Oeste, falou sobre o apoio pedagógico recebido ao longo do curso. “A preparação que o IFRO me proporcionou foi digna de cursinho, com aulas, simulados e incentivo constante. Professores que acreditaram no nosso potencial fizeram toda a diferença”, afirmou. Egressa de Colorado do Oeste, Kamily Corte Pinheiro compartilha sua felicidade e explica que “por meio de conteúdos trabalhados ao longo do semestre e previstos na grade curricular do Curso Técnico em Agropecuária, foram oferecidos apoio, incentivo e um ensino sólido, auxiliando na interpretação de algumas questões”.

Outro destaque é Eder Yago Oliveira Dias, do Campus Ji-Paraná, que obteve média geral de 693,4 pontos. Para ele, o resultado reflete não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal. “A principal lição que aprendi ao longo desses três anos foi a resiliência. Os professores foram suporte e influência para mim durante toda essa trajetória.”

No Campus Jaru, Isabelle Barros Rodrigues, do Técnico em Alimentos, comemorou especialmente o avanço na redação. “Saí de 720 para 900 pontos em menos de um ano. Estudar no IFRO desperta o senso crítico e a capacidade de argumentação, o que fez toda a diferença na escrita”, avaliou.

 

Comemorações

JIPA AnnaPara o IFRO, os resultados obtidos pelos discentes evidenciam o impacto da proposta pedagógica dos cursos técnicos de nível médio, que articulam formação geral e técnica, promovendo o desenvolvimento acadêmico e crítico dos estudantes. Ao cursar o técnico integrado ao ensino médio, há a combinação de formação geral com a educação profissional, modelo que tem se consolidado como um diferencial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição segue acompanhando os desempenhos e parabeniza todos os participantes do Enem 2025 pelos resultados alcançados.

Do Técnico em Informática no Campus Ariquemes, Luiza Fernanda Santos de Sousa agradeceu “de todo o meu coração aos professores principalmente de ciências humanas por todo o conhecimento e cuidado direcionados a mim na preparação. Sem dúvidas, esses profissionais ficarão marcados na minha vida para sempre”.

Dandara Carvalho Vasconcelos, do Técnico em Comércio em Jaru, igualmente confirma ser “grata ao IFRO por toda a preparação para o Enem, especialmente em redação. Sem as aulas e o apoio dos professores, eu não teria alcançado esse resultado”. Para Ana Lucila Matos Carrasco Flores, do Técnico em Química no Campus Calama, o aprendizado vai além: “nos ensina a ser bons e fortes para uma vida acadêmica; sem dúvidas, ter estudado no IFRO foi maravilhoso”.

Mesmo não ficando satisfeito com a nota obtida nesta edição do Enem, João Augusto Valkini Costa, do Técnico em Informática no Campus Cacoal, comemora por ter ficado em primeiro lugar, o que possibilitará que seja novamente aluno do campus, onde cursará a Licenciatura em Matemática. Também de Cacoal, Yasmim da Silva Belmont completa dizendo que a instituição “foi essencial nessa conquista, não só pela formação acadêmica, mas também pelo apoio, incentivo e pelas pessoas que acreditaram em mim ao longo dessa caminhada”.

Avaliando o desempenho em redação, a estudante do Técnico em Alimentos do Campus Jaru, Isabelle Barros Rodrigues, realça que o Instituto a ajudou a “despertar do senso crítico e a habilidade de argumentação”. O apoio familiar é outro pilar lembrado na comemoração. Matemática foi a disciplina na qual Fillipe Reis Tomazelli, do Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, conta ter tirado a nota melhor. Ele agradece ao IFRO e estende o agradecimento ao pai, que lhe ensinou “tudo que sei sobre matemática”.

 

Enem

CACOAL CelsoO Exame Nacional do Ensino Médio avalia competências e habilidades desenvolvidas ao longo da educação básica e é utilizado como critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Criado em 1998, o exame objetivou avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Desde 2009, a avaliação é utilizada como principal porta de acesso à educação superior no Brasil. Atualmente, além de medir competências e habilidades, o Enem é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram o Enem 2025, quando a Redação teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

 

  • CACOAL_-_Celso
  • CACOAL_-_Priscila
  • CALAMA_-_Adiles
  • CALAMA_-_Dainelly
  • CALAMA_-_Estefany
  • CALAMA_-_Felipe
  • CALAMA_-_Geovana
  • CALAMA_-_Luiz
  • CALAMA_-_Miriam
  • COLORADO_-_Ana_paula
  • COLORADO_-_Kamily
  • COLORADO_-_Pedro
  • Calama_-_Mahina
  • JARU_-_Lucas
  • JIPA_-_Anna
  • JIPA_-_Eder
  • JIPA_-_Giovana_santana
  • JIPA_-_Giovanna_rodrigues
  • JIPA_-_Tiago
  • VILHENA_-_Jheniffer
  • VILHENA_-_Maria_eduarda
  • img_materia_Dest_Enem_IFRO_2025
Fim do conteúdo da página