Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diretório Acadêmico do Campus Porto Velho Zona mobiliza campanha “Magia do Natal Solidário” e incentiva adoção de cartinhas de crianças

Publicado: Terça, 30 de Dezembro de 2025, 08h28 | Última atualização em Terça, 30 de Dezembro de 2025, 08h28 | Acessos: 270

ZN Natal 3Entre 31 de outubro e 19 de dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou o projeto de extensão “Magia do Natal Solidário”. A iniciativa foi conduzida pelo Diretório Acadêmico, Grêmio Estudantil e acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. A proposta foi mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para a adoção de 96 cartinhas de Natal, escritas por crianças da Escola Municipal Padre Chiquinho, localizada no Bairro Areal, em Porto Velho, reforçando valores como empatia, corresponsabilidade e compromisso público.

Com apoio institucional do campus, a ação contou com a parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), unidade de Porto Velho, que viabilizou a logística de coleta das cartas junto à escola. O projeto foi estruturado para assegurar organização e transparência em todas as etapas, incluindo mobilização para adoção, arrecadação, triagem, identificação e entrega dos presentes.

Além do impacto social direto — ao atender as crianças que escreveram as cartinhas — o projeto também foi concebido como uma experiência formativa. Ao planejar e executar uma ação concreta, os estudantes colocaram em prática competências ligadas à gestão pública, como articulação institucional, comunicação, organização logística e trabalho em equipe. A iniciativa fortalece, ainda, o papel da extensão como ponte entre instituição e território, promovendo aproximação entre o IFRO e a comunidade e estimulando, nos acadêmicos, uma atuação mais ética, sensível e humanizadora, essencial para quem se forma para o campo público.

Para a aluna Michele Almeida de Souza, o projeto nasceu do desejo de fortalecer o verdadeiro sentido do Natal. “O ‘Magia do Natal’ surgiu como o desejo de espalhar amor, solidariedade e o verdadeiro espírito natalino. Por meio da adoção das cartinhas, estudantes e servidores do IFRO se uniram para transformar esse sentimento em ação. Executar o projeto foi muito especial, pois vimos o carinho e o engajamento da comunidade acadêmica. Foi uma experiência marcante, que reforçou valores como empatia, união e responsabilidade social”, destacou.

Entre os resultados do “Magia do Natal Solidário” estão a adoção integral das 96 cartinhas e a entrega organizada dos presentes, com o apoio dos Correios e em articulação com a escola, fortalecendo o vínculo entre o IFRO Porto Velho Zona Norte e a comunidade do Bairro Areal.

  • ZN-Natal_1
  • ZN-Natal_2
  • ZN-Natal_3
  • ZN-Natal_4
  • ZN-Natal_5
Fim do conteúdo da página