Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO completa 17 anos com avanços em ensino, pesquisa, extensão e gestão

Publicado: Segunda, 29 de Dezembro de 2025, 20h16 | Última atualização em Segunda, 29 de Dezembro de 2025, 20h26 | Acessos: 261

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) completa, nesta segunda-feira (29), 17 anos de criação, celebrando quase a maioridade institucional com a apresentação de resultados expressivos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e infraestrutura. As informações foram divulgadas durante a live “Retrospectiva 2025”, realizada no dia 17 de dezembro e transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube, que abordou os principais resultados, projetos e ações que marcaram este período de gestão.

Já o Boletim Anual de Gestão apresenta as principais ações, captações, projetos e resultados alcançados ao longo deste ano nas áreas de Administração e Orçamento; Comunicação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Educação a Distância; Ensino; Extensão; Gestão de Pessoas; Integridade; Auditoria e Controle Interno; Pesquisa e Inovação; Internacionalização; e Tecnologia da Informação. Para conferir o documento, clique aqui.

Criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFRO integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, presente em todos os estados brasileiros e composta por mais de 600 campi. Em Rondônia, a instituição conta com unidades presenciais em Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama e Zona Norte), São Miguel do Guaporé e Vilhena, além de um campus em fase de implantação no município de Buritis e os polos de Educação a Distância (EaD) no estado e em outras regiões do país.

Durante a live, o Reitor Moisés José Rosa destacou o simbolismo do momento e os resultados alcançados ao longo do ano. “Foi um ano desafiador, muitas conquistas, muitos desafios, e nós precisamos, neste momento, celebrar as conquistas”, afirmou. O momento virtual marcou o agradecimento geral de todas as pró-reitorias e do gabinete do IFRO pelas metas atingidas, nas palavras do Reitor “o Instituto Federal de Rondônia se faz com o trabalho direto e indireto de cada um de nós, servidores e alunos”.

A instituição conta atualmente com 1.483 servidores, entre docentes e técnicos, e mais de 10 mil estudantes. Ao completar 17 anos, idade simbólica de transição e novos sonhos no imaginário brasileiro, o IFRO leva à população do estado a concretização de sua missão pública de promover educação gratuita, inclusiva e de qualidade, conectando ensino, pesquisa, extensão e inovação para o desenvolvimento de Rondônia e do país.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Xênia de Castro, apresentou números que indicam crescimento significativo. “Nós encerramos este ano com 293 projetos de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Pesquisa, o PIP, e com 371 estudantes recebendo bolsas”. Segundo ela, desse total, 118 bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 253 com recursos próprios do IFRO, o que representa um aumento de 46% em relação a 2022. Xênia também ressaltou um marco institucional: “neste ano, pela primeira vez na história da nossa instituição, nós publicamos um edital de pesquisa exclusivo para servidores da carreira TAE”, o edital TAEs na Ciência, que atendeu todos os 14 projetos aprovados.

No ensino, o Pró-Reitor Jean Campos destacou a aprovação da reformulação do Regulamento de Organização Acadêmica (ROA). “A reformulação do Regulamento de Organização Acadêmica representa uma grande conquista institucional”, avaliou. Ele ressaltou que o documento vem sendo construído coletivamente desde 2019 e agora está alinhado às normativas nacionais, fortalecendo a organização dos cursos técnicos e de graduação. Na sua fala, Jean enfatizou a implantação do projeto de alimentação escolar. “Um direito de todos, que reforça as nossas condições de permanência dos estudantes”, disse.

Sobre o tema, o Reitor Moisés reforçou a importância da continuidade da política. “Aluno com fome não aprende. Então, que os próximos gestores, que todos os nossos servidores, de algum modo, possam contribuir com a permanência desse projeto em nossa instituição”, afirmou.

Na extensão, a Pró-Reitora Erica Navarro destacou o impacto social das ações desenvolvidas. “O coração da extensão é mudar a vida das pessoas”, resumiu. Em 2025, o IFRO registrou cerca de 7 mil matrículas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), incluindo programas como Bolsa Formação, Partiu IF e Escola de Conselhos. “São cursos de curta duração, mas com um impacto enorme”, afirmou. Erica também destacou mais de 100 parcerias vigentes para estágio e a captação de cerca de R$ 3 milhões para programas como Mulheres Mil, Cuidotecas, Asas para o Futuro e Escolas de Conselhos. A arte e a cultura também tiveram espaço, com a realização da Mostra Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, por meio do projeto Cultura Liberta.

Na área de gestão, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Alcântara, apresentou iniciativas estruturantes. Uma delas é o Planeja Mais IFRO, programa de formação voltado a gestores e servidores interessados em gestão pública. “É a primeira vez que o IFRO tem uma formação para gestores pensada e moldada dentro da estrutura da rede federal”, explicou. O docente faz o convite: “o nosso Planeja Mais IFRO é o primeiro curso de capacitação, de formação de novos gestores. Você que deseja ser um reitor, uma reitora, diretor, diretora, pró-reitor, pró-reitora, coordenador, ou que simplesmente deseja fazer um curso de gestão. Essa é a oportunidade”. Outra ação destacada foi o desenvolvimento do painel IFRO Dados, voltado ao acompanhamento de indicadores acadêmicos e institucionais.

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) também apresentou avanços. A Diretora Cleonice Costa destacou a contratação do Wellhub, plataforma voltada ao cuidado com a saúde e o bem-estar dos servidores, permitindo acesso a academias e profissionais (psicólogos, nutricionistas, personal training, entre outros). “Todos os servidores que estiverem em exercício no âmbito do IFRO podem estar acessando”, explicou. Até 16 de dezembro de 2025, 463 colaboradores estavam cadastrados, e com cerca de 700 pessoas da família incluídas. Cleonice também ressaltou a aceleração da progressão dos técnicos administrativos em educação (TAEs): “foi um salto para todos os TAEs”.

Na infraestrutura, o Pró-Reitor de Administração, Elisandro Martins, informou a conclusão de seis obras de grande porte em 2025, somando cerca de R$ 40 milhões em execução. “Ano de muitas vitórias em relação às nossas obras”, afirmou. Entre as entregas estão clínicas veterinárias em Colorado e Jaru, Blocos Pedagógicos e Administrativos em Ji-Paraná, Guajará-Mirim e São Miguel do Guaporé e Salas de Aulas em Cacoal, concretizados de recursos próprios do MEC (Ministério da Educação) e de emendas parlamentares.

Em 2025, também foram realizadas aberturas de ordens de serviço para construção de Restaurantes Estudantis nos Campi Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé, Guajará-Mirim e Jaru; e para construção de Bibliotecas no Campi Vilhena e Jaru. Entre outras obtenções de recursos. O Professor Moisés ainda destacou o impacto dos 28 Macroprojetos Institucionais em execução junto a mais de 480 mil pessoas em Rondônia no ano de 2025.

Diversos eventos marcaram o ano, entre eles a primeira Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Bipei) que reuniu mais de 800 pessoas, II Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO, Seminário de Inclusão e Diversidade (Seind), VIII Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO (E-Líderes 2025), VIII Congresso Amazônico EaD, semanas acadêmicas, jogos escolares e muitos outros encontros.

A live “Retrospectiva 2025” contou com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pelas servidoras Tamires Gomes e Michelle Ayres, dos Campi Porto Velho Zona Norte e Cacoal. A transmissão permanece disponível no canal oficial do IFRO no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=Sxr_cApWLFI

Fim do conteúdo da página