Maratona de Programação TSI reúne acadêmicos no Zona Norte
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, no dia 6 de dezembro, recebeu a 1ª Maratona de Programação TSI, um evento marcado por desafios, cooperação e muita aprendizagem prática. A atividade foi realizada como parte de um projeto de ensino idealizado pelos Professores Alan Jhone Carvalho de Araújo, Mariela Mizota Tamada, Maria Ivanilse Calderon Ribeiro e Renato Almeida de Oliveira, e reuniu estudantes do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI).
A equipe campeã foi a 40+, a vice-campeã a Geek's e completando os destaques, Pythonistas ficou em terceiro. O projeto Maratona de Programação TSI surgiu com o propósito de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e computacional por meio de práticas desafiadoras e colaborativas, utilizando a linguagem Python como base. A iniciativa reforça conteúdos trabalhados na disciplina de Lógica de Programação II, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos em situações reais e dinâmicas.
Durante o evento, os estudantes formaram equipes e enfrentaram uma sequência de exercícios divididos em três níveis de dificuldade — fácil, médio e difícil. Os desafios foram disponibilizados em uma plataforma virtual de submissão de código, permitindo que as equipes testassem e enviassem suas soluções quantas vezes fossem necessárias dentro do tempo da prova. A avaliação foi totalmente automatizada, garantindo feedback imediato sobre cada tentativa.
Campeões
Integrada por Carlos Pereira de Carvalho Junior, José Sergio Patricio da Silva e Rogerio Amorim Gomes, a equipe “40+” conquistou o primeiro lugar da 1ª Maratona de Programação TSI. “A participação na maratona foi uma experiência incrível para nossa equipe. Tivemos a oportunidade de testar nossos conhecimentos na prática, trabalhar sob pressão e, principalmente, colaborar uns com os outros para encontrar as melhores soluções”, afirmaram.
“Para nós, que já temos mais de 40 anos, a experiência teve um gosto ainda mais especial. Participar de um desafio intenso como esse e conquistar o 1º lugar foi a prova de que dedicação, foco e vontade de aprender não têm idade. Mostramos que é possível competir de igual para igual, superar limites e surpreender até a nós mesmos. O clima foi leve e divertido, mas também desafiador, o que nos motivou a pensar de forma criativa e estratégica. Aprendemos muito durante as provas e durante a disciplina de lógica em sala, fortalecemos nosso trabalho em equipe e saímos da maratona ainda mais confiantes e inspirados a continuar evoluindo na área da tecnologia", completaram Carlos, Sérgio e Rogério.
Em segundo lugar, compuseram os “Geek's”: Elvis Massar Lima Batista, Fernando Logan Rodrigues Pedroso e Roberval Valencia Sales. “A maratona foi desafiadora, emocionante, envolvente e me inspirou a aprender ainda mais. Espero que aconteçam mais maratonas de programação”, descreveu Roberval. Já Fernando considerou o torneio “uma experiência intensa e marcante. Tivemos momentos de tensão, mas nada impossível, estou agradecido de participar desse evento, espero ter outras como essa”. Segundo Elvis, “quando se trata de uma competição, fica mais divertido. Se fosse para participar de outra, com certeza estaria lá mesmo não sabendo muito”.
E o terceiro lugar foi conquistado por Laís Alves da Silva e Luis Henrique Oliveira da Silva, na equipe “Pythonistas”. Para a dupla, “nossa experiência foi bastante desafiadora. Tivemos que pensar bastante em como resolver os exercícios, eles eram um pouco mais complicados do que os que fazemos na sala de aula. No entanto, foi uma experiência muito interessante, participar de uma maratona de programação mesmo que não sabíamos muita coisa. Ficamos bem competitivos porque queríamos estar no pódio e termos conseguido ficar em 3° lugar foi uma conquista muito grande pra gente e bastante motivador também. Gostamos do desafio e queremos participar mais vezes nos próximos anos”.
Segundo os organizadores, a maratona foi mais do que uma competição, pois funcionou como um ambiente integrador, promovendo engajamento acadêmico, convivência entre os estudantes e aproximação com a prática profissional. A proposta pedagógica, fundamentada em metodologias ativas, estimula o protagonismo discente, a autonomia, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além de reforçar aspectos técnicos, a maratona fortaleceu competências socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação, planejamento estratégico e gestão do tempo, essenciais para profissionais da área de tecnologia.
Ao final da prova, foram premiadas as equipes com melhor desempenho, com entrega simbólica de medalhas, troféus e certificados de participação. O evento marcou o início de uma iniciativa que pretende se consolidar no calendário acadêmico do curso. Os professores responsáveis ainda destacaram o entusiasmo dos alunos, a qualidade das soluções apresentadas e o impacto positivo da atividade no processo formativo dos participantes.
Redes Sociais