Cursistas recebem certificação de “Esterilização e Biossegurança para Manicures” promovido pelo Viva Saúde
O Projeto Viva Saúde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, realizou a certificação de cursistas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Esterilização e Biossegurança para Manicures”. Participaram do curso 30 mulheres, que atuam ou pretendem atuar como manicures na região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Marivalda Oro Nao afirmou sentir que as oportunidades de formação profissional são motivo de muita alegria e gratidão e que, nessas oportunidades de qualificação, encontra propósitos cotidianos para sua vida pessoal e profissional. Ao fim da cerimônia, as cursistas também receberam o kit de itens profissionais para iniciar a atuação dos conhecimentos aprendidos no curso.
A cerimônia de certificação e premiação foi realizada no próprio campus, no dia 15 de dezembro, e promoveu o encerramento do curso proposto como parte das ações do Projeto Viva Saúde: Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fronteira. O macroprojeto tem como finalidade implementar ações que visam fortalecer a conscientização da população sobre medidas preventivas e cuidados com a saúde, além de reforçar a importância da preservação ambiental e da vigilância epidemiológica. Dentre os objetivos do projeto, especialmente os do eixo Educação em Saúde, destacam-se a capacitação e qualificação de profissionais que atuam nos serviços de saúde, visando contribuir com a oferta de mão de obra qualificada para atender à população de Guajará-Mirim e regiões adjacentes.
Em sua fala, a Coordenadora do Projeto Viva Saúde, Kally Alves, ressaltou que o curso “representa o compromisso do IFRO com a promoção da saúde, da prevenção e da qualificação profissional em territórios que historicamente enfrentam maiores desafios de acesso à formação. Ao capacitarmos manicures em esterilização e biossegurança, estamos cuidando de quem trabalha e de quem é atendido, fortalecendo a saúde pública e a vigilância epidemiológica na região de fronteira. O Projeto Viva Saúde nasce justamente dessa escuta do território e da responsabilidade social que o Instituto Federal de Rondônia assume com a população de Guajará-Mirim e regiões adjacentes”.
Para o Coordenador de Comunicação Social e Integração com a Comunidade do Projeto Viva Saúde, Augusto Rodrigues de Sousa, a ação mostra que a instituição atua além da sala de aula, levando formação técnica, conhecimento científico e orientações em saúde para a comunidade, especialmente em uma região de fronteira como Guajará-Mirim. “Essas ações fortalecem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, geram impacto social, qualificam profissionais e garantem retorno do investimento público”. O docente também destaca que o Instituto contribui para o desenvolvimento regional ao apoiar a saúde pública, a prevenção de doenças e a vigilância epidemiológica, sempre de acordo com as necessidades da população.
O Projeto Viva Saúde: Educação em Saúde, Saúde Preventiva e Vigilância Epidemiológica na Fronteira é um macroprojeto promovido pelo IFRO com recursos de emenda parlamentar.
Redes Sociais