IFRO tem quatro textos selecionados para o ebook Vozes da Internacionalização II
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) possui quatro participações em obra lançada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O lançamento do e-book Vozes da Internacionalização II ocorreu com a divulgação de que quatro textos do IFRO foram selecionados.
Os textos e autores publicados são: “Da Amazônia a Cambridge: como a internacionalização me deu voz” – Ana Luísa Marques Caldeira; “Internacionalização que impacta: experiências de gestão no programa de mobilidade STEM internacional do IFRO” – Diana Ketlem Paula do Nascimento; “Do sonho à realidade: a educação que transformou minha vida – Erick Batista dos Santos”; e “Um intercâmbio que transformou minha visão de mundo” – Jheniffer Rayla Ferreira Silva
“Estou muito feliz e orgulhosa, pois nesta edição, tivemos o dobro de textos aceitos, o que demonstra o crescimento da sensibilização sobre a importância e o impacto da internacionalização em nossa instituição. Ao todo, são quatro contribuições do IFRO e isso nos deixa muito orgulhosos. O e-book reúne histórias inspiradoras e, por isso, convido todos à leitura e à reflexão sobre o quanto a internacionalização transforma trajetórias e amplia horizontes. É uma leitura emocionante que vale a pena e reforça que a internacionalização é uma ação estratégica para a nossa instituição”, destaca a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Diana Nascimento.
Egresso do Campus Porto Velho Calama, Erick Batista, diz que "o programa de mobilidade internacional para a Argentina, ofertado pelo IFRO, foi uma experiência que representa, na prática, o lema ‘Educação que transforma’. Participar desse programa transformou minha vida ao me proporcionar oportunidades que foram além da sala de aula, permitindo vivenciar outra cultura, ampliar horizontes e enxergar novas possibilidades para meu futuro acadêmico e pessoal. Essa experiência me ajudou a crescer como estudante e como pessoa, fortalecendo minha autonomia, meu senso crítico e minha confiança”.
“Escrever e ter esse relato publicado foi uma forma de mostrar como a educação pública, quando investe em oportunidades como essa, realmente transforma trajetórias e impacta vidas. Fico muito feliz e orgulhoso ao ver que esse programa, que foi pioneiro, já teve uma segunda edição. Espero que esse projeto continue crescendo até se tornar uma política institucional, para que possa transformar muitas outras vidas, assim como transformou a minha”, concluiu o ex-aluno da instituição. Erick concluiu o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Porto Velho Calama.
Em 2024, no período de 17 a 30 de novembro, dez alunos representantes do técnico integrado ao ensino médio de cada campus e duas professoras de espanhol estiveram em Buenos Aires, capital da Argentina. A viagem faz parte do Programa de Mobilidade STEM Internacional, que é um programa próprio do IFRO, acompanhado pela Assessoria de Relações Internacionais (Arint), em parceria com a AFS Intercultura Brasil.
Jhennifer Rayla, do Campus Vilhena, fez parte deste grupo. "Fico imensamente feliz por ter tido a oportunidade, por meio do IFRO, de participar de um programa de mobilidade internacional na Argentina. Mais feliz ainda por poder retribuir minha gratidão através de um texto publicado no e-book Vozes da Internacionalização II. Os momentos que vivemos permanecem para sempre na memória de quem os viveu, mas parte dessas experiências também se eterniza nas palavras, permitindo que outros possam conhecê-las e se inspirar. Que esse programa possa alcançar a vida de muitos outros alunos da rede e que suas trajetórias sejam transformadas, assim como a minha foi. Espero que meu texto sirva de inspiração para os próximos candidatos e também incentive outros Institutos Federais do país a criarem programas semelhantes ao do nosso Estado. Serei eternamente grata ao IFRO, à Arint, à AFS e à Diana por essa experiência".
Também do Campus Vilhena, Ana Luísa Marques Caldeira conta: “minha trajetória com a internacionalização é marcada por experiências que despertaram em mim uma visão global e uma profunda paixão por idiomas e culturas. Cada passo desse caminho contribuiu para a construção do sonho de conhecer o mundo e ocupar espaços que antes pareciam distantes”. Então discente do Curso Técnico em Edificações, em 2023, Ana Luísa venceu o concurso de redação “Reach Cambridge” e conquistou uma bolsa integral para o curso de duas semanas em Arquitetura no programa Reach Cambridge (Cambridge, Inglaterra).
Sobre a participação no e-book, observa que “poder compartilhar minha história e mostrar que essas vivências foram possíveis de forma parcialmente gratuita é muito significativo, pois reforça que outras pessoas também podem trilhar esse mesmo caminho. O IFRO teve um papel essencial nesse processo, oferecendo oportunidades reais para quem sonha alto. Espero que minha história inspire outros estudantes a acreditarem em si mesmos e a correrem atrás de seus sonhos, assim como eu fiz”.
Vozes da Internacionalização II
O e-book Vozes da Internacionalização II: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica reúne 120 relatos de experiências vivenciadas entre 2023 e 2025 em diferentes países, programas e contextos formativos. A segunda edição da obra é resultado de uma chamada pública divulgada pelo Conif em junho de 2025, e dá continuidade ao projeto iniciado em 2023, ampliando a visibilidade das trajetórias internacionais da comunidade acadêmica. As submissões foram feitas por diferentes instituições da Rede Federal. O lançamento foi no dia 27 de novembro, conforme publicação produzida pela Editora IFB (Instituto Federal de Brasília).
O livro pode ser baixado clicando neste link aqui.
Redes Sociais