IV Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas reúne comunidade científica no Campus Ariquemes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou, entre os dias 8 e 10 de dezembro, a IV Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas. O evento ocorreu no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) de Ariquemes e reuniu professores, acadêmicos, egressos e profissionais da área de Ciências Biológicas e afins.
Com o tema “Águas Amazônicas: Biodiversidade e Sustentabilidade no Vale do Jamari”, a jornada teve como objetivo promover a divulgação da produção técnico-científica da comunidade acadêmica do IFRO e da região, incentivar a socialização do conhecimento e fortalecer atividades práticas de ensino, fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. A programação contou com palestras, minicursos, oficinas, mostra científica e atividades de curricularização da extensão.
Segundo a Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a IV Jornada Acadêmica foi pensada como um espaço de integração entre estudantes e profissionais da área, estimulando a participação em projetos interdisciplinares e o aprofundamento científico. Para os organizadores, o evento também aproximou a comunidade externa do IFRO Campus Ariquemes, fortalecendo parcerias e ampliando as possibilidades formativas oferecidas pela instituição.
Acadêmicos do 6º período, integrantes do grupo Micelius, destacaram a importância da participação no evento. “O grupo Micelius, grupo de estudos da funga do Vale do Jamari, teve a honra de participar da IV Jornada Acadêmica, ministrando oficinas e apresentando banner, compartilhando um pouco do conhecimento acerca do reino Fungi para a sociedade. O evento (IV Jornada) tem grande relevância para o curso de Ciências Biológicas, pois este ano, com a temática ‘Águas Amazônicas: Biodiversidade e Sustentabilidade no Vale do Jamari’, nada mais justo enriquecermos a proposta com nossos objetos de estudo, a fim de valorizar a biodiversidade regional, divulgar conhecimentos, sensibilizar para a preservação do meio e contribuir na formação de futuros profissionais docentes, que futuramente serão porta-vozes da ciência. Agradecemos aos organizadores do evento pela oportunidade e, em especial, à nossa orientadora Daniely Martines, que nos incentivou e tornou possível a realização dessas apresentações. Juntos vamos micologar o mundo!”, afirmaram Kawan Amaral, Thaís Brasil e Maria Joaquina Padilha.
Para Gustavo Alex, acadêmico do 2º período de Licenciatura em Ciências Biológicas e integrante do Projeto Harpia Brasil – Núcleo Rondônia, a experiência foi marcante. “Participar da IV Jornada Acadêmica foi uma experiência muito boa pra mim. Como aluno do 2º período e integrante do Projeto Harpia Brasil – Núcleo Rondônia, foi gratificante apresentar um trabalho que faço parte no dia a dia. Poder mostrar o monitoramento da harpia e falar sobre nossa vivência em campo me deixou ainda mais motivado a seguir na área. Além disso, conhecer outras pesquisas e trocar ideias com colegas me fez perceber o quanto estou evoluindo dentro do curso. Foi um momento importante na minha formação”, declarou.
A acadêmica Claudia Viviane, do 8º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, também destacou o impacto do evento em sua trajetória. Segundo ela, “participar da IV Jornada Acadêmica foi uma experiência muito importante pra mim. Ganhar essa oportunidade marcou profundamente meu percurso na formação em Ciências Biológicas. Ser selecionada para esse momento especial representou muito mais do que um reconhecimento — foi a oportunidade de ampliar meus conhecimentos, trocar experiências e fortalecer minha prática enquanto futura profissional da educação. Durante a jornada, pude assistir a palestras inspiradoras e conhecer pesquisas inovadoras desenvolvidas por estudantes e profissionais da área de ciências e medicina veterinária. Cada atividade contribuiu para ampliar meu olhar científico e reafirmar meu compromisso com a educação pública de qualidade. Essa experiência reforçou minha paixão pela Biologia e mostrou que cada passo na construção do conhecimento tem um valor único. Ganhar essa jornada acadêmica não foi apenas um prêmio, mas um incentivo para continuar estudando, evoluindo e acreditando no poder transformador da ciência”.
A programação incluiu a palestra de abertura ministrada pelo Professor Doutor Willian Pizzaia, intitulada “A importância das abelhas para a manutenção da diversidade da flora amazônica e a relação com a preservação dos cursos d’água”. O evento contou ainda com a participação do Biólogo Maicon Amaro Alecrim, egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que abordou a importância dos igarapés e ministrou uma oficina de Herpetologia, ensinando técnicas de manipulação de serpentes.
Outras oficinas trataram de coleta, identificação e ilustração científica de macrofungos e de fotografia, ministradas por acadêmicos do sexto período. A mostra científica reuniu relatos de experiências, resultados parciais de trabalhos de conclusão de curso e de projetos de iniciação científica. Dois trabalhos foram avaliados com nota máxima e premiados: “Levantamento de espécies doadas no viveiro municipal de Ariquemes/RO” e “Diversidade de macrofungos da Reserva Batistão no IFRO Campus Ariquemes/RO”.
A IV Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas foi organizada pelas Professoras Daniely Batista Alves Martines e Ady Corrêa da Costa Oliveira, com o apoio dos acadêmicos do 8º período, responsáveis pela organização das atividades e pela logística do evento, contribuindo para o sucesso da iniciativa.
Redes Sociais