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Estagiário da Comunicação prepara seu futuro acadêmico no Curso de Licenciatura em Física do Campus Calama

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 16h39 | Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 16h39 | Acessos: 1008

Paulo mAlves apresentando sua pesquisa no Connepi em BelémJovem encerra o ensino médio com trajetória marcada por amadurecimento, domínio técnico e clareza de propósito profissional

 

Ao concluir o ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Paulo Gabriel Vieira Alves carrega consigo muito mais do que um certificado escolar. Aos 17 anos, o jovem que iniciou um estágio na Coordenação de Comunicação (CCOM) buscando experiência profissional, saiu de lá com algo mais profundo: uma transformação pessoal que influenciou diretamente o rumo de seus estudos e seu projeto de futuro — agora voltado à continuidade acadêmica no próprio Campus Calama, onde pretende ingressar em Licenciatura em Física.

Quando chegou à CCOM, Paulo era discreto, cheio de receios e com dificuldade para se comunicar com desconhecidos. A rotina do estágio, porém, rapidamente o tirou da zona de conforto. Buscar equipamentos em outros setores, interagir com professores e lidar com demandas públicas tornaram-se exercícios práticos para vencer a timidez.

O jovem lembra de um episódio emblemático: ao precisar falar com um professor no laboratório de Física, percebeu que já conseguia realizar a tarefa com naturalidade — algo que antes o deixaria paralisado. Esse ganho de confiança, segundo ele, foi um dos pilares de sua evolução tanto no estágio quanto na vida pessoal.

 

Autonomia técnica

Na parte técnica, Paulo começou do zero na edição de vídeos. Inicialmente guiado pelo colega Thiago, viu-se logo em seguida responsável por toda a demanda do setor. Quando o software principal deixou de funcionar no computador da CCOM, ele não se intimidou: pesquisou, testou alternativas e implementou um novo programa por conta própria, usando inclusive conhecimentos adquiridos no curso de Informática. O resultado? Além de restabelecer o fluxo de trabalho, criou um método próprio e passou a treinar os novos estagiários. Uma virada que marcou sua transição de aprendiz para referência técnica dentro da equipe.

 

Disciplina e organização

Equilibrar estágio, escola, tarefas pessoais e academia exigiu de Paulo um rigoroso sistema de organização. Ele estruturou horários fixos, redefiniu prioridades e transformou a pressão em motivação. A disciplina construída no período acabou se refletindo em todas as áreas da vida. Inclusive nas interações familiares e nas relações fora do ambiente profissional.

O ponto de virada acadêmica veio com o projeto apresentado no Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), em Belém (PA). Paulo produziu um podcast, elaborou um resumo expandido e apresentou seu trabalho ao público: “Promovendo a divulgação científica: uso de Podcast para disseminação da Ciência e dos objetivos do desenvolvimento sustentável”. Tudo aplicado com as competências técnicas adquiridas na CCOM.

Além da imersão no universo da pesquisa, o evento o colocou em contato com professores e estudantes de áreas diversas. As conversas sobre edição, ciência e comunicação ampliaram sua visão e reforçaram o desejo de ingressar em uma trajetória acadêmica sólida.

 

Neurociência computacional

Inspirado pela rotina de estudo dos colegas da CCOM e motivado pelas descobertas no estágio, Paulo estruturou um plano claro para o futuro. Ele pretende continuar sua formação no IFRO Calama, ingressando no curso de Licenciatura em Física para construir uma base robusta em matemática e modelagem — fundamentos essenciais para seguir carreira em neurociência computacional, área que conecta seus interesses em informática, redes neurais e funcionamento do cérebro humano.

Mais que isso, Paulo já buscou orientação com um professor da área, garantindo acompanhamento desde cedo para seus primeiros passos na pesquisa acadêmica. E ingressou na área com o pé direito ao conquistar uma medalha de ouro na etapa local da Olimpíada Brasileira de Neurociência em 2024, ainda aos 16 anos.

A jornada de Paulo Alves mostra como um estágio pode ir além da função laboral e se tornar um catalisador de autoconhecimento, habilidades e propósito. De jovem tímido a profissional confiante e planejado, ele deixa um recado claro aos novos estagiários: o crescimento nasce da união entre comunicação ativa, disciplina e busca constante pela melhor solução.

Ao se despedir do estágio e se preparar para a nova etapa na vida acadêmica, Paulo Alves lembra o apoio empreendido pelo Coordenador de Comunicação Vitor Viana em seu aprendizado, como também o suporte oferecido por sua avó Maria Suely Vieira Mendes, que o ampara em todos os momentos, e por sua tia, Greciane Vieira Alves, que torce para vê-lo formado e realizando seus sonhos. Agora, ao se preparar para iniciar uma nova fase, Paulo leva consigo a experiência, a maturidade e a convicção de quem descobriu o próprio caminho — e está pronto para segui-lo com firmeza.

 

  • A_Delegação_do_IFRO_que_participou_do_Connepi
  • A_equipe_da_primeira_edição_do_IFCAST
  • A_equipe_do_IFCAST
  • Após_gravação_do_IF_Cast
  • Com_a_equipe_da_CCom_e_Controle_Interno_do_Calama_durante_plantio_de_árvores
  • Com_a_equipe_de_estagiários_que_participou_da_organização_do_JICS_2024
  • Com_a_equipe_do_Calama_e_da_Reitoria_após_cerimônia_de_colação_de_grau
  • Com_o_coordenador_de_Comunicação_Vitor_Viana_que_coordenou_seu_estágio_na_CCom
  • Gravação_do_IFCAST_com_professora_Iranira_e_Angélica_Bechara
  • Paulo_Gabriel_Vieira_Alves_foi_medalhista_de_outro_na_etapa_local_da_Olimpíada_Brasileira_de_Neurociências
  • Paulo_mAlves_apresentando_sua_pesquisa_no_Connepi_em_Belém
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