Primeira turma do Partiu IF recebe certificação no Campus Ji-Paraná
A primeira turma do Programa Partiu IF do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recebeu sua certificação de conclusão no último dia 8 de dezembro. A entrega dos certificados marcou o encerramento de uma trajetória de aprendizado, convivência e desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes atendidos pelo programa.
Durante a cerimônia, familiares destacaram a importância da iniciativa. Para Luzinete Sebastiana dos Santos, mãe da estudante Larissa, o Partiu IF representou acolhimento e confiança. “o projeto Partiu IF acolheu minha filha com muito amor, desde o começo. E foi nesse projeto que depositei toda a minha confiança e segurança de que minha filha é tratada com carinho, dedicação e respeito. Sou muito grata pela confiança nunca quebrada, pela segurança nunca interrompida. Essa fase dela não voltará nunca mais, por isso fico muito feliz e orgulhosa por ela ter participado dessa jornada num lugar tão especial, e tenho certeza de que foi uma experiência incrível para ela. Só tenho a agradecer! lugar e profissionais acolhedores, sempre atenciosos e gentis”.
A certificação da turma de Ji-Paraná celebrou não apenas a conclusão das atividades, mas também o fortalecimento do vínculo entre escola, estudantes e famílias. Para a Coordenadora Pedagógica Elaine Lucio Loeblin, o Partiu IF 2025 proporcionou muito mais que aprendizagem de componentes curriculares. “O Partiu IF 2025 no Campus Ji-Paraná além da recomposição da aprendizagem nos componentes curriculares básicos, proporcionou entre estudantes e equipe: trocas de experiências, vivências grupais, amizades construídas, respeito à diversidade, resolução de conflitos, participação das famílias e conhecimentos sobre as diversas atividades ofertadas pelo IFRO!”.
O Partiu IF é o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A iniciativa busca enfrentar desigualdades étnico-raciais na educação por meio de aulas e atividades destinadas à recuperação das aprendizagens em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e outras áreas. O programa é voltado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental que cursaram integralmente o ensino fundamental I e II na rede pública.
Redes Sociais