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Projeto do Campus Calama promove visita técnica à Aldeia Indígena Parintintin em Humaitá

Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 17h30 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 17h30 | Acessos: 752

futebol na Aldeia PupunhaProfessores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, participaram nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, de uma visita técnica à Aldeia Indígena Pupunha, da etnia Parintintin, em Humaitá (AM). A ação foi parte do projeto de extensão “A visita técnica enquanto estratégia pedagógica da educação intercultural”, aprovado no Edital nº 3/2025-REIT/PROPESP/IFRO.

A Coordenadora do projeto, Iranira Geminiano de Melo, e os Professores Cassio Alves Lus e Alecsandro de Goes Guedes, acompanharam quinze estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio das turmas 3ºA e 3ºB.

A programação iniciou com uma roda de conversa na Escola Municipal Indígena São José, momento dedicado ao diálogo sobre educação intercultural e cotidiano da Comunidade Pupunha. Houve ainda interação esportiva, por meio de um jogo de futebol entre estudantes das duas instituições, e a coleta de informações para a pesquisa de mestrado “A interculturalidade na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso com estudantes indígenas e não indígenas”, vinculada ao de Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

A Professora Leidiane Gomes, mestranda do ProfEPT, considera muito positivo trabalhar em sala de aula as relações interétnicas em uma perspectiva decolonial, utilizando a interculturalidade para reduzir estereótipos sobre povos ameríndios. Para ela, o intercâmbio cultural fortalece laços entre diferentes contextos sociais e permite (re)construir conceitos a partir do conhecimento real do outro, ampliando a compreensão sobre outras culturas e realidades.

O intercâmbio buscou aproximar diferentes realidades socioculturais, promovendo a troca de saberes entre jovens Parintintin e estudantes do IFRO. No retorno a Porto Velho, os participantes apresentaram uma atividade cultural durante o XII Festival Hispânico de Dança, Música e Gastronomia, além de realizarem uma roda de conversa de avaliação no Campus Calama. Segundo a Professora Iranira, a experiência reforça “a importância de maior aproximação com comunidades indígenas para construir uma educação amazônica não eurocêntrica, pautada no diálogo entre diferentes formas de conhecimento e de resolução de problemas sociais”.

A atividade também resultou na publicação de artigo na Revista Aracê, Qualis A2, disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/10369/11980.

 

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  • Café_da_tarde_no_calama
  • Confraternização_alunos_indígenas
  • Marcando_a_presença_no_GP
  • Participação_no_Festival_Hispânico
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