Encontros presenciais do Curso de Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva ocorrem em Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal
Entre os meses de julho e dezembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, ofertou o curso de aperfeiçoamento “Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, voltado a profissionais da educação básica. A formação, que reuniu 230 inscritos dos municípios de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, foi realizada na modalidade semipresencial e teve seus encontros presenciais promovidos entre os dias 17 e 19 de novembro.
A oferta do curso de formação continuada de profissionais da educação na região contribui para promover uma educação cada vez mais inclusiva e alinhada às diretrizes legais. A capacitação abordou temas como legislação da educação especial, papel da gestão escolar, acessibilidade, organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de orientações sobre o uso dos recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e a construção de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) inclusivo.
O primeiro encontro ocorreu em Ji-Paraná, no dia 17/11, no próprio campus do IFRO. Ao longo de todo o dia, os participantes vivenciaram atividades práticas alinhadas aos conteúdos estudados no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ampliando a compreensão sobre temas essenciais da gestão escolar inclusiva.
Já em Vilhena, o encontro aconteceu no dia 18/11, também na unidade do IFRO. Além das dinâmicas práticas, o momento foi marcado por trocas de experiências, reflexões coletivas e debates sobre os desafios e possibilidades da inclusão nos contextos escolares.
Encerrando o ciclo de atividades presenciais, o encontro de Cacoal foi realizado no dia 19/11, na Escola Estadual Honorina Lucas de Brito. O evento consolidou as aprendizagens e proporcionou aos profissionais um espaço de diálogo sobre a implementação de práticas administrativas e pedagógicas inclusivas.
As atividades práticas foram desenvolvidas pela Professora formadora Silvia Thomaz, que é Vice-Presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA), Neuropsicóloga e Especialista em Autismo. Participaram das discussões e ofereceram apoio às atividades a Coordenadora do Curso FIC e Diretora de Assuntos Estudantis, Sônia Carla Gravena Cândido da Silva, e a Vice-Coordenadora do Curso, a Professora do Campus Porto Velho Calama, que atua nas áreas de educação inclusiva nas licenciaturas, Márcia de Fátima Barbosa.
“Com essa iniciativa, o IFRO contribui para o fortalecimento de um processo de gestão educacional mais sensível, qualificado e preparado para enfrentar os desafios da inclusão, garantindo uma escola que valoriza a diversidade e promove o direito à aprendizagem de todos os estudantes”, avalia Sônia Gravena.
Redes Sociais