IFRO lança Projeto Plena Visão com atendimentos oftalmológicos gratuitos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza, no dia 11 de dezembro, às 9h, no Campus Porto Velho Zona Norte, o lançamento oficial do Projeto Plena Visão. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos serviços de saúde visual, com atendimentos gratuitos que ocorrerão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, das 8h às 17h30.
Para participar da ação entre os dias 11 e 13/12, é necessário apresentar documento oficial com foto ou, no caso de crianças, a certidão de nascimento. No local será emitida uma senha para o credenciamento e atendimento.
Viabilizada por meio de emendas parlamentares de bancada, o projeto é voltado a crianças, adolescentes e idosos. E oferecerá consultas oftalmológicas, exames, emissão de laudos e entrega de óculos corretivos de forma totalmente gratuita. Serão atendidos, nesta primeira etapa, moradores dos municípios de Porto Velho, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, São Miguel do Guaporé e Chupinguaia.
Segundo o Coordenador-Geral do projeto, Ivanilson Parente, o Plena Visão foi estruturado para responder a uma demanda real da população rondoniense. “A principal finalidade do Plena Visão é ofertar serviços oftalmológicos que incluem triagem, consultas, exames e a distribuição de óculos, tudo sem nenhum custo para a comunidade”. Ele ainda reforça que, somente nesta primeira fase, “serão atendidas cerca de 16 mil pessoas, com a realização de mais de 5 mil consultas e a entrega de mais de 3.700 óculos”.
O lançamento marca o início de um ciclo de ações contínuas voltadas ao bem-estar da população. “O atendimento será aberto ao público em geral, à comunidade acadêmica do IFRO e aos moradores dos bairros próximos, reforçando o compromisso da instituição com o cuidado e a inclusão”, afirma Ivanilson.
Além do atendimento direto, o Plena Visão também terá foco na prevenção e na educação em saúde ocular. Entre as ações previstas estão estudos sobre o impacto da visão no rendimento escolar, diagnósticos sobre a saúde ocular de crianças e adolescentes e a produção de materiais informativos para orientação da comunidade.
Com caráter social, preventivo e investimento total de R$ 3.312.000,00, o Plena Visão é resultado de emendas do Senador Confúcio Moura, do Deputado Federal Maurício Carvalho e do ex-deputado Lebrão. Para o IFRO, a parceria para concretização do Projeto faz parte do fortalecimento das políticas públicas de saúde e desenvolvimento regional, ampliando o acesso da população a serviços essenciais e de impacto direto na qualidade de vida.
Redes Sociais