Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO amplia formação de professores com 360 vagas em licenciaturas para primeiro semestre de 2026

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 09h14 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 10h51 | Acessos: 800

 

Cursos de licenciatura do Instituto Federal ampliam o número de professores na região

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado (PSU 2026/1), que oferta 360 vagas em cursos de licenciatura destinados à formação de novos professores na região. As oportunidades são voltadas a candidatos com Ensino Médio concluído e estão distribuídas entre diversos campi da instituição. As inscrições seguem até 14 de dezembro, no endereço selecao.ifro.edu.br/unificado.

No total, o PSU IFRO 2026/1 oferta 3.704 vagas em cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e graduações. No caso das licenciaturas, além de projetos de pesquisa, de extensão e de ensino, existem bolsas ofertadas via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Esse aporte oferece vivência acadêmica com metodologias ativas, acompanhamento pedagógico e oportunidades de participação em projetos além da sala de aula.

A participação no Pibid, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é apontada pelos estudantes como um dos maiores diferenciais da formação no IFRO. O Programa proporciona aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a rotina escolar desde cedo, atuar sob supervisão em escolas públicas e desenvolver atividades didático-pedagógicas reais. Com isso, o Instituto reforça seu compromisso de oferecer educação de qualidade e ampliar o acesso à formação docente em diferentes regiões de Rondônia.

Alexandre 3Articular teoria e prática significa preparar-se para os desafios da sala de aula e construir a sua identidade docente desde o início da graduação. Alexandre Oliveira, 27 anos, nascido em Salvador (BA) e criado no estado de Rondônia, principalmente no município de Jaru, afirma: “sou filho de uma empregada doméstica que, com muita determinação e coragem, criou sozinha quatro filhos, sempre incentivando os estudos como caminho de transformação. Minha trajetória escolar se deu integralmente em escolas públicas, e embora ajudar colegas em sala de aula fosse uma prática frequente, tornar-me professor nunca foi um sonho declarado”, conta.

Foi no ensino médio que ele conheceu mais profundamente a área de Química, e relembra que, embora tendo sido aprovado pela nota do Enem, a faculdade não abriu turma e passou algum tempo sem novas tentativas, até ser estimulado a tentar uma vaga no IFRO, o que se concretizou no semestre 2023/1. “Escolhi a Licenciatura por acreditar, desde muito jovem, que poderia ser um instrumento de mudança. Afinal, qual meio mais poderoso de transformar a vida de alguém do que a educação? Escolhi a Química pela afinidade com a área de exatas e pela curiosidade em descobrir como as coisas se formam e funcionam. Ser aluno de uma universidade pública no Brasil não é fácil, mas o IFRO torna esse processo um pouco mais leve. Como estudante e participante ativo da minha própria formação, vejo o Pibid como uma iniciativa acolhedora e inclusiva. Para quem deseja seguir na docência, o projeto ajuda a esclarecer dúvidas, refletir sobre a própria escolha profissional e compreender o que realmente motiva cada futuro professor”.

O estudante destaca que a vivência nas escolas proporcionada pelo Pibid aproxima os licenciandos da realidade da docência, permitindo que cheguem melhor preparados à sala de aula. Para ele, o programa fortalece a formação inicial ao oferecer novas estratégias de ensino, ampliar o acompanhamento às turmas e reduzir a sobrecarga dos professores. Alexandre avalia o Pibid como uma experiência transformadora, que consolida a escolha pela carreira docente e contribui para uma educação mais humana e significativa.

Suely2Suely America também cursa Licenciatura em Química no Campus Ji-Paraná e diz que, sendo bolsista do Pibid, tem a oportunidade de participar e vivenciar de perto o ambiente escolar, aprendendo a compreender melhor o papel do professor de sua área. “Minha participação no Pibid está sendo fundamental para minha formação docente, pois faz com que eu possa estar a par da realidade escolar. Essa experiência tem sido desafiadora, mas muito significativa, pois estou participando de várias atividades como: observação das aulas de Química, experimentos simples, acompanhamento dos alunos no laboratório, apoio ao professor em sala de aula e participação na classe de conselho e reuniões pedagógicas. Essas atividades estão me ajudando a compreender melhor a dinâmica escolar, a refletir sobre as dificuldades dos alunos e os desafios que os professores enfrentam no dia a dia”.

Willian Jhonis Antunes Melo concluiu, em 2023, a Licenciatura em Matemática em Vilhena e foi estudante do Técnico em Agropecuária pelo IFRO Campus Colorado do Oeste (2019). Atualmente, é mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (PPGEM/UNIR), em Ji-Paraná, e professor de Matemática da rede municipal de ensino de Cacoal. “Ao revisitar meu itinerário formativo, reconheço no Pibid um marco inaugural da carreira que escolhi para a vida. Durante os 18 meses em que fui bolsista, simultaneamente à graduação em Licenciatura em Matemática no IFRO Campus Vilhena, encontrei não apenas um programa, mas um lugar de pertencimento, de confirmação da minha escolha profissional e de construção das primeiras camadas da minha identidade docente”.

Willian 2O egresso destacou que a docência se constrói na prática, nas relações e na capacidade de articular teoria e experiência. Para ele, o Pibid foi decisivo ao antecipar vivências reais da sala de aula, suavizando os desafios do início da carreira e oferecendo segurança para lidar com incertezas, responsabilidades e a complexidade de ensinar Matemática. Hoje, atuando como professor efetivo no Ensino Fundamental II, afirma que as aprendizagens do programa continuam orientando sua prática e ajustando suas rotas profissionais.

O Pibid me atravessou porque ali não fui apenas observador, fui um Educador Matemático em constituição. Entre planejamentos, quadros rabiscados, atividades lúdicas, conversas com docentes experientes e a vida pulsante da Escola Estadual Álvares de Azevedo, compreendi a identidade docente como um processo em movimento, tecido entre quem eu era, quem desejava ser e o que a escola me convocava a ressignificar”. Ele enfatiza que o Pibid ampliou seus horizontes, fortaleceu sua permanência na profissão e mostrou que ensinar exige técnica, criticidade, presença e coragem.

 

Exemplo cotidiano

De Ariquemes, a estudante do 8º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, Beatriz Victoria Gomes Banzza Vaz, conta que, desde o 1º período, os professores a incentivam a buscar a excelência, com compreensão, respeito e muita ética. “Ao longo do curso, pude perceber que todos os docentes que passaram por nós eram profissionais de altíssima qualidade, extremamente dedicados e apaixonados pelo que fazem. As aulas práticas e as metodologias diferenciadas que utilizam sempre dialogam com o que aprendemos em sala, e tudo se torna ainda mais significativo quando temos a oportunidade de viver essas experiências fora dela. Aprendemos a ser bons professores porque tivemos grandes exemplos”, afirma, ao falar sobre os exemplos recebidos em sala de aula.

Tive a oportunidade de participar do Proben (Programa Bolsa de Ensino-Residência Pedagógica), desenvolvido dentro do Campus Ariquemes, e essa é uma percepção compartilhada por todos os alunos que estiveram no projeto. Além disso, o Pibid, também ofertado para o nosso curso, é uma etapa essencial da formação, pois é um divisor de águas que nos ajuda a compreender que tipo de professores queremos — e podemos — nos tornar”. Beatriz ainda relatou que, mesmo durante o período em que esteve de licença-maternidade, recebeu total apoio da equipe docente, que manteve contato, enviou atividades e demonstrou empatia. Ela destacou que, ao concluir o curso, reconhece a qualidade da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO Campus Ariquemes, marcada por diversas oportunidades de formação, como Proben, Pibid, Jornada Acadêmica e outras ações que fortalecem o desenvolvimento profissional. Beatriz afirma: “sou muito grata por tudo que vivi e aprendi aqui”.

ElieltonElielton Marcelino Souza, da Licenciatura em Química de Ji-Paraná, recorda sua origem simples, sua ligação com a sua comunidade e seu percurso na escola pública. Ele relembra que, no passado, não valorizava a educação e que agora, ao projetar seu futuro como professor, percebe o quanto pode transformar vidas. “Quando ingressei no curso de Licenciatura em Química, mesmo já tendo uma graduação e duas pós-graduações, eu não imaginava o quanto ele mudaria minha forma de ver o mundo. A cada dia, percebo mais claramente a importância do professor na sociedade e entendo que a docência exige estudo, dedicação e amor. A oportunidade de participar do Pibid marcou profundamente minha formação. O programa me colocou dentro da escola desde cedo, permitindo que eu vivenciasse a prática pedagógica de maneira real, responsável e transformadora”.

Para Elielton, cada atividade no curso e no Pibid fortaleceu sua segurança, autonomia e compreensão do papel docente. Mesmo reconhecendo os desafios das escolas com poucos recursos, ele destacou que a experiência é gratificante, especialmente ao perceber o aprendizado e o entusiasmo dos estudantes. Para ele, o Pibid antecipa vivências essenciais da profissão, ajudando a desenvolver ferramentas e motivação para seguir na docência. Ele conclui reforçando que ensinar é um ato de coragem e uma oportunidade real de transformação social. “Cada desafio nos incentiva a estudar mais, a evoluir e a acreditar que a educação — apesar de todas as adversidades — continua sendo a ferramenta mais poderosa para mudar realidades. E o Pibid foi, para mim, a porta de entrada para esse caminho de transformação”, destaca.

Já Wermiton Tiago Santos Solidera nasceu em Colorado do Oeste em 1992 e cursou a licenciatura no IFRO do seu município. “Sou filho dessa terra e tenho em mente que aqui é o meu lugar. Meus pais, que são exemplos na minha vida, sempre me deram o apoio que podiam. Fui estudante da zona rural de Colorado do Oeste, na antiga escola Ana Neri, hoje Escola Professora Clair, instituição que foi referência para minha formação. Cursei o ensino médio na Escola Paulo de Assis Ribeiro, onde hoje sou professor, assim como também leciono na escola Professora Clair”.

Ele foi da primeira turma de Biologia em 2010. “A princípio, não entendia a nomenclatura do curso, assim como muitos outros colegas, que até ficaram decepcionados por nosso curso não ser um bacharelado. Porém, quando entendi o que era uma licenciatura, foi então que eu realmente me entreguei à profissão”.

Já Alessandra contou que sua trajetória na licenciatura começou após uma mudança significativa de vida. Natural de São Paulo, ela se mudou para Rondônia durante a pandemia e, aos 29 anos, buscava novos caminhos profissionais em um estado onde ainda não conhecia ninguém. Nesse período de transição, uma conversa com a vizinha a apresentou às oportunidades de cursos gratuitos oferecidos pelo IFRO e pela UNIR. Foi então que enxergou a chance de realizar dois desejos antigos: conquistar o ensino superior e iniciar uma nova carreira como professora.

Segundo ela, ingressar na Licenciatura em Química foi o primeiro passo concreto para transformar esses planos em realidade. “Cursar Licenciatura em Química tem se mostrado desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois cada desafio superado me motiva para novas conquistas. Dentre os desafios e oportunidades que encontrei na minha trajetória acadêmica, o Pibid foi marcante, pois me permitiu ter acesso à profissão que escolhi. Percebo o quanto tem sido importante esse contato com a sala de aula, com a gestão escolar e com os futuros colegas de função, observando e vivenciando os prós e contras que essa carreira traz, e confirmando que estou no caminho certo para minha realização profissional”.

 

 

Cursos de Licenciatura do IFRO

 

Campus Ariquemes

Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno)

 

Campus Cacoal

Licenciatura em Geografia (Noturno)

Licenciatura em Matemática (Noturno)

 

Campus Colorado do Oeste

Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno)

 

Campus Guajará-Mirim

Licenciatura em Ciências Biológicas (Noturno)

 

Campus Ji-Paraná

Licenciatura em Química (Noturno)

 

Campus Porto Velho Calama

Licenciatura em Física (Noturno)

 

Campus Porto Velho Zona Norte

Licenciatura em Pedagogia (Noturno)

 

Campus Vilhena

Licenciatura em Matemática (Noturno)

 

 

  • Alessandra
  • Alexandre_1
  • Alexandre_2
  • Alexandre_3
  • Elielton
  • Suely2
  • Willian_1
  • Willian_2
  • Willian_3
  • Willian_4
  • Willian_5
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.